Extintor ABC – Obrigatoriedade é adiada novamente

  

O equipamento deverá ser obrigatório para os carros em todo o Brasil, a partir apenas de 01 de julho de 2015.

Atendendo pedidos do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, o Conselho Nacional de Trânsito, Contran, adiou para mais 90 dias a nova lei de trânsito que exige extintores veiculares ABC em território nacional. Deste modo, a nova data em que a lei entrará em vigor será 1° de julho de 2015, esta medida foi solicitada por conta da escassez do produto no mercado, para que nenhum motorista seja prejudicado. Esta é a segunda vez em que é adiada a data para entrar em vigor a exigência nacional, onde além de do produto ter se tornado mais escasso, também passou a ser superfaturado.

Veja também:  Preços do Ford EcoSport 2018

A necessidade da mundaça veio de acordo com os dados, cerca de 9-% dos incêndios tem início no motor do veículo, para isso, seria preciso um extintor de classe B e C, em seguida, o fogo avança para o interior do veículo atingindo o painel e outras partes de tecido como o carpete e o estofamento, onde já seria necessário um extintor de classe A.

Os extintores que eram utilizados até então nos carros, não exibiam proteção para todas estas categorias, por este motivo tornou-se necessário um que fosse da classe ABC, aliás, o mesmo pode ser utilizado em acidentes de incendio dentro de casa que apresentem os mesmos parâmetros. Para extinguir um incêndio rapidamente evitando que o mesmo cause danos maiores, é necessário utilizar o produto correto, o problema é que muitas vezes são se sabe identificar o material em combustão, por isso, passa-se a utilizar um que abrange todas as categorias. A obrigatoriedade se destina a automóveis de passeio, camionetes e caminhões, tratores, utilitários, micro-ônibus e ônibus além de triciclos automotores que tenham cabine fechada.

Veja também:  Chevrolet Equinox Premier - Características, Vendas no Brasil



Assim que se tornar obrigatório, o motorista flagrado sem o equipamento de segurança correto e em dia, será punido com cinco pontos na CNH, sendo uma infração grave, além de arcar com uma multa de R$ 127,69. Alguns sites na internet vendem o produto com entrega em todo pais, pesquise, é possível encontrar preços mais acessíveis. Vale lembrar que até 1° de julho de 2015 quem estiver com o equipamento vencido mesmo que não atenda a nova exigência pode ser multado, então fique atento sempre as condições em que ele se encontra.

Bruna Domingos dos Santos






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.