Categorias: Notícias

Dicas – Qual o óleo correto para utilizar no meu carro?

Confira aqui algumas dicas para você não ter mais dúvidas sobre qual óleo usar em seu veículo.

Muitas pessoas sabem que ter um carro requer um pouco de atenção a alguns aspectos mais do que a outros. Mesmo assim, muita gente prejudica a performance do automóvel por lidar com pontos fundamentais um pouco despreocupadamente. Existem diversos cuidados que devemos tomar com o carro, mas por outro lado a grande parte pode gerar certa dúvida na cabeça do dono do veículo. Um deles, por exemplo, diz respeito sobre qual seria o óleo correto para se usar no carro.

Nesse ponto vamos encontrar três questões fundamentais:

Qual o óleo que se deve usar;

Qual a quantidade correta e;

Qual é mesmo a função.

A falta de conhecimento sobre esses pontos abordados pode levar o proprietário a ter que lidar com situações que poderiam facilmente serem evitadas.

O uso de um óleo lubrificante que por acaso esteja fora das especificações estabelecidas pelo fabricante do carro pode ocasionar além de um aumento de consumo no combustível o desgaste prematuro do motor. Consequentemente isso leva a uma vida útil mais reduzida.

O principal objetivo do óleo de motor é obviamente lubrificar as partes que são móveis. Desta maneira o atrito pode ser evitado. Outra função é que ele faz a troca de calor com as paredes dos cilindros. Isso ajuda no sistema de arrefecimento do motor. Por fim, o óleo ainda tem a função de dispersar os resíduos de forma que estes não cheguem a desgastar e prejudicar o motor.

E então voltamos a questão do início: Qual o melhor óleo para usar?

Isso vai depender de três pontos básicos:

– Especificação SAE.

– Especificação API.

– Padrão e norma da montadora.

Quando o proprietário do carro sabe esses três aspectos dificilmente ele irá errar no momento de escolher o óleo para o motor. Mas aí surge outra dúvida: Como é que a pessoa vai ter conhecimento dessas informações? Simples. Basta dar uma olhada no manual de proprietário do carro.

As coisas tem manual de instruções e isso é um bom ponto a favor. Então no lugar de sair perguntando ao “cara” do posto ou da oficina, procure no manual e tenha certeza de qual informação é a correta.

Todas as informações contidas no manual vão estar no frasco de óleo lubrificante. Aí é só dar uma boa olhada no rótulo. Vale lembrar que dependendo do fabricante essas informações podem ser facilmente encontradas. Em outros casos uma atenção as “letrinhas” vai ser exigida.

De qualquer forma o que fica claro é que não existe segredo nessa questão. Basta o proprietário ter um tempinho para ler o manual e pesquisar os rótulos dos produtos.

Por Denisson Soares

Compartilhe

Posts Recentes

Veículos elétricos vendem pouco e GM resolve apostar em híbridos

Inconvenientes e caros, veículos 100% elétricos são preteridos pela GM, que resolve mudar o foco… Leia Mais

Calendário IPVA 2024 RJ – datas, prazo, desconto

Pagamento do IPVA 2024 no Rio de Janeiro começa no dia 22 de janeiro. Cidadãos… Leia Mais

Calendário de pagamento do IPVA 2024 PR – alíquotas, parcelamento, desconto

Prazo de pagamentos para o estado do Paraná já começou a valer. À medida que… Leia Mais

IPVA 2024 São Paulo – prazo de pagamento, descontos

Prazos de Pagamento O IPVA 2024 para veículos em São Paulo possui um calendário específico… Leia Mais