Confira dicas simples para economia de gasolina no carro



Economizar combustível sempre é bom. Nesta matéria você confere algumas dicas fáceis para conseguir salvar uma boa grana no bolso.

Nunca o brasileiro teve tanto interesse em economizar combustível como agora. Com a alta dos combustíveis e a expectativa de que novos aumentos virão por aí, os brasileiros estão adotando atitudes relativamente simples, mas que a médio e longo prazo podem garantir uma ótima economia, então confira estas 8 dicas simples, mas que certamente o ajudarão a economizar combustível.

O alinhamento do veículo deveria ser uma obrigação para todos, mas poucos se lembram deste detalhe. Se a suspensão e a direção estão desalinhadas, além do seu veículo gastar a rodagem dos pneus mais rapidamente, também fará com que o veículo gaste mais combustível. Faça o alinhamento da suspensão/direção a cada 10 mil km, mas se você anda em estradas com muitos buracos ou se na sua cidade as ruas não estão regulares, este alinhamento deve ser feito antes.



Assim como o alinhamento, a calibragem dos pneus deve estar em dia, porém, a calibragem deve ser feita em um período muito menor, pelo menos semanalmente. Deixando de calibrar os pneus, o veículo vai consumir mais combustível e terá um desgaste maior e mais rápido nos pneus. Então procure ter o hábito de toda semana, passar no posto e calibrar os pneus, lembrando que, a calibragem deve ser feita com os pneus frios, então, saia de casa e vá direto ao posto fazer a calibragem.

Veja também:  BMW M5 - Lançamento e Vendas no Brasil

O ar-condicionado é outro vilão, pois ele chega a fazer o veículo gastar até 2% a mais de combustível. Quando transitar pela cidade, o ideal é que você ande com as janelas do carro abertas. O ar condicionado é indicado somente para as estradas, pois em velocidade maior, os vidros abertos farão com que o veículo acabe gastando mais combustível. Então a dica é simples: janelas abertas na cidade, ar-condicionado nas estradas.

Quanto mais pesado o veículo estiver, mais combustível irá consumir. Ficar carregando peso extra é um erro grave, pois você ficará gastando combustível à toa. Verifique se há algum peso no porta-malas do seu veículo, que possa ser retirado e quando for viajar, verifique se realmente é preciso levar tudo que foi separado.



No dia a dia, as pessoas gastam uma quantidade enorme de combustível, simplesmente pelo fato de não acelerarem uniformemente. Quando você acelera o veículo de forma uniforme, o gasto de combustível é bem menor. Preste atenção como você acelera e procure mudar os seus hábitos, acelerando o veículo sempre de forma uniforme para reduzir o consumo do combustível e até diminuir o desgaste no motor.

Veja também:  Fiat Weekend 2019 - Preço e Novidades

Antigamente quando ligávamos o carro pela manhã, era preciso aguardar um tempo até o motor "esquentar". Mas hoje em dia isto acabou, quando você ligar o carro, basta esperar uns 30 segundos e pronto, já pode dar a partida, sem a menor necessidade de ficar acelerando mais forte ou aguardando mais tempo.

Mantenha a manutenção preventiva em dia, pois isto ajuda a economizar combustível e também um gasto maior com outros problemas que poderiam surgir. Para se ter uma ideia, um filtro de ar sujo pode aumentar o consumo de combustível em até 10%. Procure um mecânico de sua confiança e faça uma revisão completa do veículo.

Saber trocar de marcha na hora certa é outra forma de economizar combustível e evitar o desgaste desnecessário de várias peças no veículo. Tem motorista que acelera muito, antes de trocar de marcha e isto só serve para gastar mais combustível.
E tem outro detalhe importante, andar com o veículo na "banguela" só faz aumentar o consumo de combustível e o desgaste do freio.

Veja também:  Citroen C4 Cactus 2019 - Características, Lançamento no Brasil

Com estas dicas simples, você estará economizando combustível, pneus e irá prolongar a vida útil de vários itens no seu veículo, basta ficar atento para começar a ter as atitudes certas na hora de dirigir e de cuidar do veículo.

Por Russel



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.