Pneus vendidos no Brasil terão Etiqueta do Inmetro




Inmetro dará início ao Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). Através dele os pneus vendidos no país deverão ter etiquetas informativas.

A partir do mês de outubro de 2016, todos os pneus comercializados aqui no Brasil, sejam eles fabricados aqui no país ou não, terão que ter uma etiqueta, esta etiqueta terá a finalidade de mostrar aos consumidores três critérios de eficiência, sendo estes: aderência ao solo molhado, ruído externo, bem como resistência ao rolamento, quesito este que influência diretamente no consumo de combustível dos veículos automotores.

Essa medida foi oficializada através da portaria de número 544/12 do Inmetro, essa portaria dará início ao Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o qual tem a finalidade principal de repassar informações aos consumidores a respeito de desempenho dos pneus, considerando atributos notáveis, tais como, segurança, eficiência energética e impacto ambiental, fatores estes que com certeza irão fazer a diferença no momento em que os consumidores forem fazer a aquisição de novos pneus para os seus veículos e auxiliará para que estes tomem decisões mais acertadas e não fiquem se orientando somente por marcas mais conhecidas no mercado ou até mesmo por preços mais baixos.

Veja também:  Audi A7 2019 - Novidades, Características

Uma notícia importante para os consumidores é que estes critérios terão uma graduação mínima e se porventura o pneu apresentar índices abaixo dos toleráveis, automaticamente este não poderá ser comercializado aqui no Brasil, ou seja, com essa medida o governo brasileiro, através do Inmetro, está repassando a responsabilidade dos pneus vendidos aqui no país para os importadores, revendedores, distribuidores e aos fabricantes de pneus, o que assegurará que todos os pneus que sejam ofertados sejam de qualidade comprovada.

Para que as empresas se adequem a essas mudanças, foi estipulado um calendário que tem como prazo inicial o mês de outubro do ano de 2016, para que todos os fabricantes de pneus nacionais e importados etiquetem os seus produtos, respeitando os limites mínimos. A segunda data prevista no calendário é no mês de abril de 2017, para que todos os pneus vendidos pelos fabricantes ou importados já possuam etiquetagem, assim como os pneus do estoque desses fabricantes. Por fim, a última etapa está prevista para ocorrer no mês de abril de 2018, período em que serão contemplados todos os pneus comercializados no mercado nacional, assim como os pneus do estoque das revendas.

Veja também:  Jeep Renegade 2019 - Preço, Novidades e Versões


Por Adriano Oliveira

Relacionados



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.