O combustível utilizado em um veículo é o item que pesa mais no bolso do consumidor, em alguns casos, o motorista chega a pagar cerca de R$ 160 pare encher um tanque vazio. O consumidor possui várias opções de combustíveis, entre ele está o Etanol Aditivado. Mas será que vale a pena utilizar o etanol comum ou o aditivado?
O etanol aditivado pode ser uma opção para abastar os modelos que possuem motor flex. A empresa Shell é bastante conhecida por disponibilizar esse tipo de combustível. Já a Petrobras não se pronunciou a respeito.
Vale a pena pagar mais pelo etanol aditivado? Segundo a Shell, o etanol possui dispersantes e detergentes, que garantem a limpeza do motor, assim como ocorre com a gasolina. Dessa forma, há a criação de uma camada protetora entre o propulsor e o combustível, o que reduz o desgaste natural do motor.
A proposta da empresa é segura, já que é preciso enviar um relatório para a ANP, detalhando quais os benefícios do combustível aditivado para o motor. Durante testes da empresa, foi comprovada uma maior economia de combustível em relação ao etanol comum.
Nem todos consumidores terão benefícios econômicos com a troca de etanol comum para o aditivado. É preciso levar em consideração o estado do veículo e os hábitos do motorista.
Antes de utilizar qualquer combustível aditivado é preciso verificar se existe entupimento no filtro do motor, para que não haja problemas ao utilizar o novo método. A petrolífera recomenda que a migração para o etanol aditivado seja gradativa se o veículo possuir mais de 5000 km, caso contrário não será preciso.
O desempenho do veículo com etanol aditivado é maior do que abastecido com o comum, já que o motor limpo ajuda a manter a potência do veículo. Dessa forma, o etanol aditivado aumenta a duração do motor e o desempenho nas pistas, garantindo maior economia ao motorista.
Existem quatro tipos de etanol combustível no mercado: o Etanol Hidratado, o Etanol Anidro, o Etanol Aditivado e o Etanol Adulterado.
O Etanol Hidratado nada mais é do que o etanol comum, que também é utilizado na produção de bebidas, alimentos, cosméticos, aromatizantes, produtos de limpeza, remédios, vacinas, entre outros produtos. Vale lembrar que nestes outros produtos muda-se o processo de pós-fabricação. Ele é produzido através de Cana-de-Açúcar, Milho, Beterraba, entre outros vegetais.
Já o Etanol Anidro nada mais é do que etanol que é misturado na gasolina. A principal diferença deste etanol é que ele possui uma graduação alcoólica próxima de 100%. Para chegar a este valor o etanol passa por um processo de desidratação para a retirada da água em sua composição.
Com relação ao Etanol Adulterado, ele é ilegal e em sua composição existem substância proibidas ou em quantidades ilícitas. Geralmente a inclusão destas substâncias é feita para baratear ainda mais o custo do combustível, dando mais lucro aos comerciantes.
Foto: Manoel Marques/VEJA/VEJA
Por Wendel George Peripato
Um Desafio de Resistência para a Ram Rampage R/T A Ram decidiu colocar à prova… Leia Mais
Introdução ao Mundo do Jeep Recon EV O mundo automotivo está prestes a presenciar um… Leia Mais
Inovação em Duas Rodas: BMW C 400 X Chega ao Brasil A chegada da BMW… Leia Mais
O Jeep Renegade 2024 é um SUV que combina um design robusto e elegante com… Leia Mais
O VW T-Cross 2024, um dos SUVs mais vendidos do Brasil, chega ao mercado com… Leia Mais
A Toyota traz uma nova abordagem para o Land Cruiser 2024, com um design que… Leia Mais