Extintor ABC para Carro – Novo Prazo para Obrigatoriedade



  

Governo amplia Prazo para Obrigatoriedade do Novo Extintor para Carros.

Após toda a polêmica causada devido o anúncio da obrigatoriedade que os condutores de veículos automotores teriam de realizar a troca dos extintores para o modelo ABC, bem como após o adiamento dessa medida no início do ano de 2015, foi informado pelo Ministério das Cidades que o prazo de cobrança para que sejam confeccionadas as multas deve ser novamente aumentado por mais 90 dias. O pedido desse aumento de prazo para que os proprietários adquiram os extintores do tipo ABC já foi feito pelo Ministro Gilberto Kassab ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Conforme as informações repassadas pelo Ministério, essa dilatação do prazo para a aquisição desses extintores ocorrerá por meio de uma nova resolução que será publicada pelo Contran em que o último prazo estabelecido pelo órgão será novamente revogado, a previsão para o início da fiscalização a cerca destes novos extintores estava prevista para que começasse a ocorrer no dia 1º de abril, mas depois dessa nova proposta de revogação o novo prazo ainda não foi definido.

Veja também:  CNH Digital em São Paulo

O principal motivo que fez com que o poder executivo legislativo brasileiro tomasse essa decisão foi a grande dificuldade que a maioria dos proprietários de veículos encontrou para achar o item, pois na maioria das lojas o produto estava totalmente esgotado e sem previsão para a chegada.

O certo é que quando a fiscalização e a medida administrativa relativa à troca desses extintores estiverem valendo efetivamente, quem não tiver feito a substituição do extintor pelo modelo ABC receberá uma multa no valor de R$ 127,69 e perderá 05 pontos na carteira de habilitação, além da retenção do veículo até que a regularização seja feita.




A decisão que determina a troca dos extintores foi tomada pelo Governo devido ao fato da constatação de que o extintor do modelo ABC tem a capacidade de combater incêndio em uma maior variedade de materiais, tais como líquidos inflamáveis e até mesmo equipamentos elétricos, madeiras e tecidos, que são materiais comuns e facilmente encontrados no interior dos veículos.

Veja também:  Kia Sportage 2019 sofre Aumento nos Preços

Tipos de Extintor:

No Brasil, temos atualmente 5 tipos de extintor: o Extintor de Água Pressurizada Classe A (para incêndios envolvendo papel, tecidos, madeiras e fibras), o Extintor de Pó Químico Classe BC (para incêndios com materias como óleo, graxa, gasolina, tinta ou gás de cozinha), o Extintor de Pó Químico Classe ABC (para incêndios com materias como óleo, gasolina, gás de cozinha, tinta, graxa, equipamentos elétricos, papel e madeira), Extintor de Espuma Mecânica Classe A e B (para incêndios com papel, tecidos, madeiras, fibras, óleo, gasolina, graxa, tinta e gás de cozinha) e Extintor de Gás Carbônico Classe B e C (para incêndios com óleo, gasolina, graxa, tinta, gás de cozinha e equipamentos elétricos energizados).

Por Adriano Oliveira






29 comentários em “Extintor ABC para Carro – Novo Prazo para Obrigatoriedade

  1. Hoje depois de toda essa confusão, gostaria de saber se tem outra data para cobrança desse tal ABC, que não seja 1º de julho de 2015.

  2. O extintor c e gas corbono vove nao vai ter isso no extintor a b c e po quimico que apaga todo material omesmo que o a b isso e uma mentira so pode ser coisa do kasab igual a controlar so arecada dinheiro e um roubo o peco
    Do extintor

Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.