A KTM, por meio de sua parceria Dafra, anunciou atualmente a chegada da 1190 Adventure no território brasileiro com o custo sugerido de R$ 79.000. O modelo é importado da Áustria, possuindo motor de 2 cilindros em V que possibilita 148 cavalos potência e seu peso é de 2217 kg. Seu principal rival no país trata-se da BMW R 1200 GS, que é produzida em Manaus pela Dafra, tendo preço a partir de R$ 69.900.
Em relação aos sistemas que auxiliam na segurança de condução na 1190, está disponível o dispositivo combinado de ABS, que divide a frenagem entre as rodas e evita o travamento das mesmas.
De acordo com a empresa, o ABS possui modos de regulagem eletrônica e atuação otimizada em curvas. Produzido em parceria com a Bosh, o sistema permite que freios ABS e controle de tração trabalhem juntos, com o objetivo de auxiliar o condutor a não perder o controle da moto. O sistema considerado como um todo possui o nome “Motorcycle Stability Control” (MSC), que quer dizer “controle de estabilidade para motocicleta)”.
Para finalizar os controles, o modelo possui acelerador eletrônico e embreagem deslizante, que evita o travamento da roda em diminuições excessivas de marchas. O painel trata-se de LCD e através dele é possível alterar os níveis de atuação do controle de tração e os 4 modos de condução da moto, que tratam-se do Sport, Street, Rain e Off-Road.
Segundo a companhia, no Off- Road existe a possibilidade do condutor reduzir a ação do ABS na roda traseira para uma pilotagem com característica mais esportiva. O modelo tem em sua ergonomia assento de espuma de 2 níveis com ajuste de altura para o condutor, modificação do suporte dos pés e alteração do para-brisa dianteiro.
Outros itens principais tratam-se do chassi tubular ultraleve, o acelerador eletrônico “Ride=By-Wire”, a embreagem deslizante, a união de suspensões de alto curso WP e o amortecedor de direção WP.

Felipe Couto de Oliveira