Goodyear lança pneus sustentáveis que geram energia



Pneus inteligentes, geradores de energia e com capacidade de auto-adaptação?

Essas duas surpreendentes características foram apresentadas pela Goodyear no  85º Salão Internacional do Automóvel de Genebra  em março de 2015. Com essa nova proposta, os pneus deixem de estar ligados apenas a adesão e a estabilidade de um automóvel e ganham um status maior de funcionalidade. Vamos a eles:



O primeiro modelo é o chamado BH03: Trata-se de um pneu capaz de gerar eletricidade! Essa funcionalidade está intimamente relacionada com a crescente demanda por carros elétricos e híbridos. Para tanto, a Goodyear desenvolveu materiais capazes de absorver e transformar a energia produzida pelo calor do atrito normal dos pneus durante a rolagem. Essa energia é enviada para baterias de lítio onde é armazenada. Permitindo assim,  um aproveitamento da energia limpa. Dessa forma, ao rolar com seu carro você não apenas estará gastando combustível, mas também gerando. Representa também uma enorme economia à medida que estes materiais também aumentam a resistência do pneu à rolagem, aumentando sua durabilidade.

Veja também:  Fiat Strada 2019 - Preço e Novidades

O segundo modelo é o Triple Tube, que como o nome sugere, possui três câmaras (tubos) de ar, além da câmara principal, que são cheias ou esvaziadas por uma bomba interna. O mais interessante é que esse conjunto funciona de forma independente, ou seja, se ajusta automaticamente. Com base nas condições da estrada esse pneu adota a posição ecológica: Com inflação máxima para menor resistência à rolagem. Ou a posição esportiva, com inflação reduzida. Ideal para piso seco oferecendo maior manobrabilidade ao motorista. Ou ainda a posição de segurança, que é a ideal para piso molhados. Nessa posição há a inflação máxima das câmaras de ar e uma banda de rolagem mais alta no centro do pneu. Tendo dessa maneira, uma alta resistência a aquaplanagem.

Veja também:  Novo Hyundai Elantra 2019 - Fotos e Principais Mudanças

A Goodyear está presente no Brasil há 95 anos, com três unidades industriais e apesar dessas duas criações serem projetos futuros, com o rápido avanço das inovações tecnológicas na indústria automotiva e o crescimento dos carros elétricos e híbridos na Europa e EUA, podemos esperar que em um futuro próximo estejamos desfrutando dessa tecnologia pelas estradas tupiniquins.



Cristiana Pereira



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.