Dicas – Qual a melhor maneira de financiar um carro?




A aquisição de um veículo está entre os principais sonhos de uma pessoa, todas as responsabilidades financeiras que acompanham este sonho acabam dificultando sua concretização. A escolha do melhor seguro e os gastos com a manutenção fazem pensar que comprar não chega a ser o maior problema, mas afinal, você sabe qual a melhor maneira de financiar um veículo? Existem três opções para te ajudar na escolha que pode te ajudar a poupar e evitar possíveis dores de cabeça, o financiamento, o consórcio e o leasing.

O financiamento pelo banco funciona como uma linha de crédito para comprar um veículo novo ou usado e pode financiar até 100% do valor ou não dependendo da aprovação do banco e da sua necessidade. As taxas cobradas são a partir de 1,50% ao mês e o  prazo pode ser de até 5 anos. Cada concessionária tem sua parceria com um ou mais bancos específicos, mas isto não impede o comprador de solicitar a opção de outro banco. Em geral, a proposta pode ser feita através da internet, comparecendo a uma agência ou na própria concessionária. A desvantagem são os juros de atraso cobrados pelo banco, com direito a busca e apreensão do automóvel de acordo com o tempo.

Veja também:  Honda Civic 2019 - Novidades, Preços e Nova Cor

O consórcio é um grupo de pessoas físicas e/ou jurídicas que se unem para a aquisição de um bem, este não possui taxa de adesão. Em alguns casos as parcelas que são fixas podem ser menores que as parccelas de um financiamento pelo banco. A garantia desta opção, é da própria administradora onde realizou o contrato junto ao Banco Central que é o órgão fiscalizador. As taxas variam de uma administradora para outra, porém, o que realmente é cobrado no valor das parcelas é uma taxa de administração e de fundo de reservas, no caso de desistência por exemplo, há também uma taxa de alienação se o valor total não estiver pago. Uma desvantagem, é que o consumidor não tem acesso ao carro imediatamente, é necessário ser sorteado ou dar um lance durante o pagamento.

Veja também:  Audi Q3 2019 - Novidades, Características

Já o leasing, trata-se de um aluguel de veículo com a opção de compra, o chamado arrendamento mercantil. A vantagem é que o mesmo é contratado com a ausência da taxa de IOF, também menor que a taxa do CDC de um financiamento feito pelo banco. A decisão de compra pode ser a qualquer momento do contrato ou o contratante pode devolver o veículo no final do período informado. Uma desvantagem, é a liquidação das parcelas que só pode ocorrer no 24º mês, diferente das outras opções citadas. 

Em qualquer uma das opções, esteja ciente dos gastos pré definidos de um carro e suas condições financeiras durante o prazo. Aproveite as dicas e verifique as opções na hora da compra.

Veja também:  Lamborghini Urus 2019 - Novidades, Características

Maria Salete Zanirato

Relacionados



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.