Dicas e Cuidados com o Carro em Enchentes



  

O período chuvoso é responsável por diversos acidentes no trânsito e danos nos veículos. Fortes chuvas diminuem a visibilidade do motorista e ainda diminuem a aderência dos pneus ao solo. Em grandes cidades como São Paulo, há também o risco de alagamentos. Para evitar danos ao veículo e outros riscos pessoais, é necessário que tomemos uma série de medidas preventivas, além de cuidados especiais.

Ao visualizar um trecho alagado, a melhor alternativa é não passar por ele. Se possível procure outro caminho que não esteja alagado. Caso seja necessário passar por aquele trecho que está alagado, podemos analisar antes se a travessia é relativamente segura. Isso pode ser feito primeiramente analisando a profundidade da água, que pode ser feito observando os demais veículos passando pelo trecho que está coberto por água e comparando com as calçadas e construções. Essa observação pode ser feita até mesmo pelos veículos grandes como caminhões e ônibus que estão passando pelo local.

Veja também:  Waze ajuda a Encontrar Postos com Combutível

Quem está em um automóvel, o ideal é que a água não ultrapasse o meio da roda do veículo. Já para picapes esse nível pode ser um pouco acima do meio da roda, no entanto, não deve ultrapassar em muito a parte de baixo da carroceria da picape. Isso para água parada, pois caso aja correnteza, os cuidados devem ser redobrados. Lembrando que veículos de grande porte como ônibus e caminhões também provocam ondas que elevam o nível da água. Para trechos com profundidade acima de 60 centímetros, é necessário veículos fora de estrada projetados para esse tipo de travessia.

Caso decida atravessar o trecho alagado, tome os seguintes cuidados:




  • Primeiro: Velocidade moderada, de 10 a 20 km/h;
  • Segundo: Usar primeira marcha na rotação entre 2000 e 2500 rpm, mesmo para câmbios automáticos;
  • Terceiro: Procure passar por onde estão passando os demais veículos, geralmente o centro da água é mais raso;
  • Quarto: Depois de atravessar o alagamento, acione os freios de modo a não parar o carro para que eles se sequem.
Veja também:  Hyundai HB20 2019 - Análise, Preço e Novidades

Caso a água chegue ao local onde o veículo capta o ar para o motor, essa água vai parar nos cilindros onde deveria haver somente vapor de combustível. Os veículos captam o ar em diferentes locais, geralmente próximo à grade da frente. Caso essa agua vá para os cilindros, o motor do veículo sofrerá diversos danos.

O principal para essas ocasiões é manter a calma e ter paciência.

Se você quiser conferir mais informações e dicas de como dirigir em enchentes, confira o vídeo abaixo:

Dalmo Rocha






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.