Qual o efeito de 27% de etanol na gasolina nos carros?

A partir do dia 16 de março, a gasolina no Brasil passará a contar com 2% a mais de etanol. Atualmente, a gasolina brasileira conta com 25% de etanol, mas o Governo já determinou que esta porcentagem será de 27%, mesmo com alguns setores protestando e alegando que é preciso mais testes para saber se os veículos brasileiros estão realmente preparados para suportarem este aumento na mistura do etanol com a gasolina.

Eduardo Braga, ministro de Minas e Energia, já confirmou aos jornalistas que o aumento do etanol na gasolina já foi autorizado e está confirmado a partir do próximo dia 16. Porém, esta mistura não será feita na gasolina Premium, que custa mais que a gasolina comum que passará a ter 27% de etanol.

No mês passado, o Governo havia informado que estaria fazendo este acréscimo do etanol na gasolina e desde então começou um intenso debate sobre o quanto isto prejudicaria os motores dos veículos que passassem a utilizar uma gasolina com 27% de etanol.
As empresas de açúcar e etanol são as que mais apóiam a mudança, pois isto garante um aumento na produção de cerca de 9% ao ano. As usinas têm no etanol anidro um dos produtos com melhor  remuneração!

Recentemente, as usinas tiveram uma boa ajuda do Governo que autorizou o aumento do etanol, quando a Petrobrás precisou aumentar o preço da gasolina. Com isto, o lucro destas usinas teve uma boa melhora, mas elas alegam que precisam ainda deste aumento na mistura do etanol com a gasolina.

A presidente Dilma Roussef sancionou uma lei em setembro de 2014, autorizando o aumento da mistura do etanol na gasolina de no máximo 27,5% porém, a lei é clara ao informar que este aumento na mistura só poderia ser feito após testes que comprovassem que isto seria tecnicamente possível, ou seja, não prejudicaria os motores dos veículos. A indústria automobilística se posicionou contrária a uma mistura superior a 25%, alegando que os veículos no país não estão preparados tecnicamente para isto.

Carros com motores Flex não vão poder observar diferença no aumento da porcentagem de etanol na gasolina, que vai de 25% para 27% a partir de 16 de março.

Em 2014, os carros Flex representavam 88% dos veículos novos licenciados.  Aqueles que são equipados com motores movidos a gasolina, o aumento deste percentual não apresentará fortes impactos, de acordo com especialistas.

Para esses modelos movidos a gasolina, a Associação dos Fabricantes de Automóveis (Anfavea) recomenda que o abastecimento seja feito pela gasolina premium.

A Anfavea aponta que alguns testes feitos pela Petrobras mostram que não há um grande efeito desta mistura para a performance dos automóveis. No final deste mês de março, será públicado ainda um estudo que apontará a durabilidade dos motores que utilizam-se apenas da gasolina.

A Gasolina Premium hoje sai por um custo de R$ 4 o litro.

Desde o ano de 2009, quando aconteceu o primeiro lançamento de carro com motor Flex no mercado brasileiro, a porcentagem de etanol na gasolina ficou variada entre 20% a 25%. A Agência Nacional de Petróleo (ANP) aponta que será que a primeira vez que esse valor vai subir deste nível.  

Por Russel

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *