Qual o efeito de 27% de etanol na gasolina nos carros?



  

A partir do dia 16 de março, a gasolina no Brasil passará a contar com 2% a mais de etanol. Atualmente, a gasolina brasileira conta com 25% de etanol, mas o Governo já determinou que esta porcentagem será de 27%, mesmo com alguns setores protestando e alegando que é preciso mais testes para saber se os veículos brasileiros estão realmente preparados para suportarem este aumento na mistura do etanol com a gasolina.

Eduardo Braga, ministro de Minas e Energia, já confirmou aos jornalistas que o aumento do etanol na gasolina já foi autorizado e está confirmado a partir do próximo dia 16. Porém, esta mistura não será feita na gasolina Premium, que custa mais que a gasolina comum que passará a ter 27% de etanol.

No mês passado, o Governo havia informado que estaria fazendo este acréscimo do etanol na gasolina e desde então começou um intenso debate sobre o quanto isto prejudicaria os motores dos veículos que passassem a utilizar uma gasolina com 27% de etanol.
As empresas de açúcar e etanol são as que mais apóiam a mudança, pois isto garante um aumento na produção de cerca de 9% ao ano. As usinas têm no etanol anidro um dos produtos com melhor  remuneração!

Veja também:  Fiat Mobi 2018 - Ficha Técnica, Características

Recentemente, as usinas tiveram uma boa ajuda do Governo que autorizou o aumento do etanol, quando a Petrobrás precisou aumentar o preço da gasolina. Com isto, o lucro destas usinas teve uma boa melhora, mas elas alegam que precisam ainda deste aumento na mistura do etanol com a gasolina.




A presidente Dilma Roussef sancionou uma lei em setembro de 2014, autorizando o aumento da mistura do etanol na gasolina de no máximo 27,5% porém, a lei é clara ao informar que este aumento na mistura só poderia ser feito após testes que comprovassem que isto seria tecnicamente possível, ou seja, não prejudicaria os motores dos veículos. A indústria automobilística se posicionou contrária a uma mistura superior a 25%, alegando que os veículos no país não estão preparados tecnicamente para isto.

Veja também:  Nova BMW X5 M50d 2018 a Diesel - Preço e Novidades

Carros com motores Flex não vão poder observar diferença no aumento da porcentagem de etanol na gasolina, que vai de 25% para 27% a partir de 16 de março.

Em 2014, os carros Flex representavam 88% dos veículos novos licenciados.  Aqueles que são equipados com motores movidos a gasolina, o aumento deste percentual não apresentará fortes impactos, de acordo com especialistas.

Para esses modelos movidos a gasolina, a Associação dos Fabricantes de Automóveis (Anfavea) recomenda que o abastecimento seja feito pela gasolina premium.

A Anfavea aponta que alguns testes feitos pela Petrobras mostram que não há um grande efeito desta mistura para a performance dos automóveis. No final deste mês de março, será públicado ainda um estudo que apontará a durabilidade dos motores que utilizam-se apenas da gasolina.

Veja também:  Misturar Gasolina e Etanol Rende Mais?

A Gasolina Premium hoje sai por um custo de R$ 4 o litro.

Desde o ano de 2009, quando aconteceu o primeiro lançamento de carro com motor Flex no mercado brasileiro, a porcentagem de etanol na gasolina ficou variada entre 20% a 25%. A Agência Nacional de Petróleo (ANP) aponta que será que a primeira vez que esse valor vai subir deste nível.  

Por Russel






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.