Dicas de Como Dirigir na Chuva, com Neblina e à Noite



Com as estações do ano todas alteradas e com chuvas que nem sempre vem naquelas estações nas quais já estávamos acostumados, os motoristas devem estar preparados para enfrentar todas e quaisquer tipo de adversidade climática ao volante, principalmente, no período noturno, quando a visibilidade dos condutores fica muito prejudicada. Pensando nesses problemas vividos por inúmeros motoristas, foi desenvolvida pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI), uma cartilha contendo as principais dicas de como dirigir com segurança na chuva ou com neblina no período noturno. Então, pensando na segurança, vamos repassar as principais dicas contidas nesse manual.

Primeiramente, na chuva os motoristas devem ter bastante cautela, haja vista que a realização de manobras fica mais complicadas devido à diminuição do atrito que as rodas do veículo tem com o asfalto. Outra dica muito importante é que os motoristas aumentem significativamente a distância de segurança entre um veículo e outro, uma vez que com o solo molhado e com a possível presença de resíduos de óleos deixados pelos veículos na pista, a frenagem tende a necessitar de um espaço muito maior, principalmente se for necessário imobilizar o veículo de forma repentina. Em casos de possas d’água muito grandes ou alagamentos, evite-os, pois a água pode comprometer o funcionamento de todo o conjunto do motor do veículo. Outra dica relevante é que se a chuva estiver muito forte, o condutor deve trafegar com os faróis baixos para serem visualizados com maior facilidade.



Outro problema muito crítico é a neblina. Caso o motorista depare com uma região de neblina, uma das principais e mais importantes regras é que ele não faça a utilização do farol alto, mas sim do farol baixo, mesmo durante o dia. Se existente no veículo os faróis de neblina, o condutor deverá liga-lo. Como a neblina prejudica muito a visibilidade, as ultrapassagens devem ser evitadas a não ser que o condutor tenha a total certeza da manobra que está realizando.

Leia também:  Novo Volkswagen Passat é eleito Carro do Ano em 2015

O certo é que em clima adverso a atenção e os cuidados devem ser redobrados, pois a incidência de acidente aumenta de forma significativa.



Por Adriano Oliveira

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.