Volvo – Carros autônomos serão vendidos em 2017





Os carros autônomos, ou seja, aqueles "andam sozinhos", estão na mira das grandes empresas que estão investindo milhões para conseguirem ser as primeiras a lançarem um veículo que de fato seja "autônomo"! Hoje no mercado temos vários protótipos, projetos em testes e outros sendo desenvolvidos.

Muitos modelos já foram mostrados e vários testes realizados com sucesso, mas nenhum modelo ainda conseguiu atingir o índice de segurança exigida para que o carro possa realmente ir para as ruas.
Mas a Volvo está bem próxima de atingir o seu objetivo, colocando 100 protótipos nas rua de Gotemburgo muito em breve. A previsão da empresa é que até 2017, vários veículos dotados com a nova tecnologia estarão circulando pelas ruas com segurança e comodidade.

Veja também:  Hyundai Creta 2020 – Características, Especificações



O programa "Drive Me" está passando agora por uma etapa onde os veículos estão sendo dotados de um complexo scanner que emite múltiplos raios laser. O veículo também conta com 4 radares que abrangem 360 graus, mais 2 radares e longo alcance, além da câmera trifocal e ainda 12 sensores ultrassônicos. Todo este aparato é para garantir que o veículo se movimente oferecendo segurança a todos.


Para garantir maior precisão nos movimentos do veículo, o modelo conta ainda com um mapa em 3D de alta definição. No pára-brisa tem um radar de ondas e uma câmera que analisa todo o tráfego e a sinuosidade do caminho à frente.

Acontece que, este sistema não basta oferecer 99% de segurança, é preciso chegar muito mais próximo dos 100% para só aí, a empresa pensar em comercializar tais veículos. A Volvo é bastante conservadora neste ponto e não é por menos, pois se os veículos não oferecerem total segurança, poderão colocar muitas vidas em risco, além de causar uma série de transtornos nos já complicados trânsitos das cidades.

Veja também:  Recall Ford Fusion 2015 - Problema nos Cintos de Segurança

Erik Coelingh, especialista técnico da Volvo, revela que a Volvo tem previsão de que até 2017, os carros autônomos da marca cheguem às ruas, mas até lá, muito ainda precisa ser melhorado, implementado e uma grande quantidade de testes será feitos, para que o carro autônomo da Volvo realmente seja eficiente e não ofereça nenhum tipo de risco quando estiver em circulação.

Por Russel



Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.