Embreagem – Como funciona o sistema em seu carro

  

Você que é um apaixonado por carro, você já parou para pensar como funciona o sistema de embreagem de seu carro? E qual a sua verdadeira função e importância dentro desse conglomerado de dispositivos que fazem com que seu carro percorra longas distâncias? Se a sua resposta é não, então leia esta matéria que irá esclarecer o verdadeiro funcionamento do sistema de embreagem de seu carro. 

Em suma, a embreagem é um dispositivo que possibilita a saída do veículo, ela é responsável em transmitir torque ao motor através de suas marchas e também de interromper a transmissão de força que existe entre a caixa de câmbio e o motor.

Além das funções acima citadas ela é um importante dispositivo de proteção do motor contra eventuais sobrecargas que possam ocorrer durante o trajeto de seu veículos e também muito importante no amortecimento de vibrações que ocorrem quando se está ocorrendo a transmissão de movimentos.

Veja também:  Hyundai HB20 2018 - Características, Versões, Preços

A sua composição é bem simples, ela é composta de um rolamento da embreagem, de um platô (que são a carcaça, a placa de pressão e a mola) e de um disco.




O seu funcionamento se dá da seguinte forma: quando se pisa no pedal da embreagem, o fluído hidráulico manda pressão ao embolo do servo da embreagem, quando isso ocorre a haste externa e o garfo de embreagem transmitem um acionamento ao mesmo tempo, fazendo com que haja uma compressão da mola o que ocasiona num acoplamento e desacoplamento do disco de embreagem com o volante que controla o motor.

E essa junção faz com que haja um corte de transmissão de torque para a caixa de câmbio por meio de um eixo piloto (que contém estrias de fixação para o disco se apoiando num rolamento que fica alojado num cubo no centro da embreagem).

Veja também:  Calendário IPVA SP 2018

Assim esses movimentos contínuos fazem com que o torque do motor seja alterado de acordo com a passagem de marchas, sendo que a embreagem nunca pára de girar, pois quando nós pisamos no pedal de embreagem o disco se desacopla da placa de pressão, mas ambos continuam girando, pois um (volante) está fixado no giro do motor e o outro (platô) também gira porque está fixado no volante.

 Por Rodrigo da Silva Monteiro






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.