Volkswagen Up! será vendido com motor turbo



A Volkswagen parece estar dando sinais de reação, por conta das vendas abaixo do esperado no ano passado. Ela anunciou que irá lançar o modelo turbo do Up! ainda no primeiro semestre, mais precisamente em maio. O GT Up! como foi chamado, é a segunda novidade da montadora no ano para o mercado brasileiro e promete conquistar fãs de todo o país.

O lançamento conta com motor EA211 1.0, equipado com turbocompressor e sistema de injeção direta. Isso torna o modelo mais potente oferecendo até 100 cavalos de potência quando abastecido com etanol. O Up! 1.0 com injeção convencional (sem o compressor) é de 82 cv. Atualmente há no mercado somente esta opção de motor e o novo GT poderá aumentar o interesse do consumidor.

Veja também:  Jeep Compass italiano tem motor Firefly 1.3 Turbo


Vale ressaltar que na Europa há versões que entregam 95, 110 e 115 cv. E o motivo é simples: maior tributação. Isso porque o compressor deixa o motor mais potente e não aumentam o deslocamento, ocasionando um aumento nos (IPI) e para o consumidor (IPVA). A medida já havia sido adotada em outras ocasiões tanto pela Volks, nos Gol e Parati, quanto na concorrente Ford, que ofereceu o Fiesta e o EcoSport, com motores 1.0 Supercharged, que partia do mesmo princípio.

O motor do GT Up! será produzido na fábrica de motores de São Carlos (SP) e também pode servir para outros carros da montadora, tais como Fox e o Gol, cujas vendas não animaram a VW. Ele perdeu o primeiro lugar nas vendas para o Fiat Palio e até caiu para o sétimo lugar no ranking de vendas em janeiro de 2015.

Veja também:  Parceria entre Mercedes e Nvidia visa criar os carros mais avançados do mundo


Por outro lado, o Up! teve um desempenho mais expressivo, apresentando um recorde de emplacamentos no primeiro mês do ano. Foram 6.780 unidades vendidas, aumentando as expectativas de melhora do quadro da empresa. Ano passado, foram 58.995 unidades vendidas. O que deixou o subcompacto na 16ª posição no ranking de vendas.

Ana Rosa Martins Rocha

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.