Como cuidar da pintura do carro para evitar a desvalorização?



Quem tem carro precisa cuidar da pintura para manter a boa aparência do veículo, evitando assim sua maior desvalorização. O que pode dificultar a venda ou a troca por um modelo mais novo. Confira algumas dicas para manter a pintura sempre nova.

Cuidado na escolha do lava – jato. Nesses tempos de escassez de água, o ideal é optar por lavagens ecológicas. O tempo é menor e as vantagens também, principalmente para quem possui consciência de que é preciso poupar este recurso. Se não tiver essa opção, verifique se o lavador começa o serviço pelo teto e não por baixo, dessa forma se gasta menos água e a sujeira de cima não desce para a parte inferior do veículo. O que poderá deixar o veículo sujo nesta parte.

Veja também:  Carro Elétrico - Dúvidas, Como Carregar, Vale a Pena?


Deixe – o veículo sempre debaixo da sombra, principalmente se ele for repintado. Isso porque as funilarias utilizam pintura com base em Poliuretano ao invés do Poliéster, empregado pelas montadoras. O PU não exige uma aplicação de verniz, tornando a pintura mais vulnerável a ação do sol. Nesses casos o ideal é a aplicação da cera.

Polimentos, cristalizações e outros procedimentos podem remover parte do verniz, devido a utilização de politrizes de alta rotação juntamente com a massas abrasivas. Esses procedimentos são indicados somente para pinturas com manchas e queimaduras do sol.



Evite utilizar capas protetoras de plástico, que aumentam a quantidade de poeira e de umidade. Opte por modelos forrados por dentro e que aumentam a ventilação em seu interior. Além disso, ela deve ser usada sempre limpa e seca. Sempre que surgirem amassados repare sempre que puder e não deixe que se acumulem, pois pode haver a necessidade de pintar todo o veículo.

Veja também:  Análise do Novo Peugeot 2008 2020 - Test Drive

Deixe o carro sempre longe de agentes que podem comprometer a pintura. Entre eles destacam-se a goteira de cimento, óleo de freio, sujeira de pássaros, querosene, tinta, marcas de demarcação de asfalto e outros. Com essas medidas ficará fácil manter a pintura sempre bem apresentável. 

Ana Rosa Martins Rocha

Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.