Google – Aplicativo pode ser lançado como rival para o Uber



O Google é um dos maiores investidores de capital do aplicativo Uber. Já o Uber depende do Google Maps para que seu serviço funcione perfeitamente. Isso faz com que as duas empresas fiquem bem próximas em seus negócios e serviços. No entanto, parece que ambas estão expandindo seus negócios de modo independente uma da outra.  

Por um lado, o gigante das buscas estaria criando um aplicativo que poderia concorrer diretamente com o principal serviço do Uber. Trata-se de um serviço que permite encontrar e solicitar motoristas particulares para caronas. Os motoristas não cobram dos passageiros, mas recebem direto da empresa.  



Por outro, o Uber está investindo em um centro de desenvolvimento focado em serviços de geolocalização e segurança para veículos autônomos, em Pittsburg, Pensilvânia. Para tornar isso realidade a empresa está pesquisando tecnologias de carros que andam sem a necessidade de um motorista.  

Um dos motivos do Google estar disposto a competir com o Uber é o fato da empresa já possuir um projeto de carros sem motorista. É possível que a companhia esteja se preparando para oferecer os dois produtos, atuando em conjunto. Porém, como os veículos auto-dirigidos ainda estão bem distantes de chegar ao mercado, rumores apontam que o Google esteja planejando testar o aplicativo de caronas de maneira convencional. Sendo assim, os interesses das empresas se misturam, tornando o Google concorrente direto do Uber.  



Os rumores sobre a existência do possível aplicativo são do Bloomberg. Devido a parceria das suas marcas, David Drummond, diretor jurídico do Google, foi nomeado junto ao conselho administrativo do Uber, mas agora ele estaria se encontrando em uma situação atípica devido aos rumores.  

Leia também:  Comparativo Peugeot 208 GT x Renault Sandero RS - Qual é Melhor?

O jornal The Wall Street desmente as informações fornecidas pelo Bloomberg, afirmando que o aplicativo que ele se refere é apenas para fins de uso interno dos funcionários do Google, e não está associado ao projeto de carros autônomos. Porém, algumas fontes afirmam que o Uber já obteve acesso a capturas de tela do aplicativo em desenvolvimento pelo Google, e seu conselho estuda a demissão de Drummond.  

As próximas semanas ou meses ajudarão a decifrar se o Google realmente está disposto a concorrer com o polêmico serviço oferecido pelo Uber.

 Por William Nascimento

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.