Confira Dicas para instalar bateria automotiva no seu veículo





A Bateria Automotiva é um dos itens mais significativos do seu veículo porque além de fornecer energia elétrica para ignição eletrônica, unidade de comando e para o motor de arranque ela tem também como função nutrir todo o sistema elétrico do automóvel quando o motor não está em funcionamento. É necessário ter algumas precauções quando do momento da instalação e seguir alguns procedimentos para evitar aborrecimentos como curtos, descarregamentos, entre outros dissabores causados por uma má substituição desse componente.

Para uma correta substituição da bateria siga alguns passos importantes recomendados pelo fabricante do veículo. Para isso consulte o manual fornecido pelo fabricante do veículo ou mesmo um catálogo fornecido pela marca da bateria que estão disponíveis nos postos de trocas.

Veja também:  Novo Suzuki Jimny 2020 - Novidades e Preço



Uma forma de constatar se a bateria está com um nível ideal de carga, ou seja, tensão acima de 12,3 Volts (V), como também se já está com a data limite vencida a partir do dia de aquisição. Para efetuar a troca é necessário que todos os componentes ( rádio, farois, luzes, setas, etc), estejam todos desligados antes de efetuar a troca.

Segundo técnicos do ramo de troca de bateria, em primeiro lugar desconecte primeiro o polo negativo e em seguida o polo positivo para em seguida retirar  bateria. Já para o procedimento de instalação da nova bateria você deve conectar o cabo positivo primeiro e verificar se está bem apertado para depois conectar o cabo negativo. Ressalte-se que conexão dos polos quando feito de maneira incorreta pode acarretar vários riscos ao sistema elétrico do carro.

Veja também:  Novo Recall do Volkswagen Jetta, Golf e Tiguan

É importante constatar que os terminais dos cabos e os polos da bateria estão em bom estado, porque a limpeza dos polos e dos terminais é fundamental para haver bom um contato. Não se deve passar nenhum produto químico com graxa, óleo ou combustíveis para limpeza dos terminais.

O controle de qualidade deve ser realizado antes de colocar a bateria em funcionamento para evitar que algum parafuso, chave de fenda ou porcas esquecido ao lado da bateria para evitar que esses objetos perfurem a caixa da bateria. Bem como observar se ela ficou bem fixada

Certifique-se após instalar a bateria se o alternador, gerador, motor de partida estão em perfeitas condições de funcionamento e se não há perda de corrente que irão ocasionar um desgaste prematuro da bateria.

Veja também:  Viagem de Carro - Cuidados e Dicas de Manutenção

Por Alexandre de Sá



Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.