Carros deverão ter somente cintos de segurança de 3 pontos a partir de 2020




A segurança sempre foi um dos primeiros fatores para o consumidor adquirir um veículo. Um carro elegante, potente, mas inseguro pode ser facilmente esquecido na hora de uma compra.

Para deixar os automóveis nacionais ainda mais seguros, a partir de 2020 todos os carros zero quilômetro deverão ter apenas cintos de segurança de 3 pontos, e não mais os abdominais, para os ocupantes. A resolução foi anunciada pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) nesta segunda-feira (02/02).  


Além da obrigatoriedade dos cintos de 3 pontos as montadoras também deverão incluir apoio de cabeça em todos os assentos. Antes de 2020, a partir de 2 de fevereiro de 2018, modelos inéditos de carros já deverão sair apenas com esse tipo de cinto e com apoios de cabeça em todos os bancos.

Veja também:  Mitsubishi Eclipse Cross 2019 - Novidades e Pré-Venda

A lei atual obriga o cinto de 3 pontos para passageiros da frente e os laterais do banco de trás. Poucos modelos de carros utilizam este tipo de cinto no assento central traseiro, onde a maioria das montadoras ainda utiliza o cinto abdominal. O mesmo acontece nos apoios de cabeça.  

A medida deve trazer maior segurança para os passageiros de trafegam no banco central, pois terão a mesma segurança que os demais integrantes do carro. O prazo é consideravelmente grande e deve dar tempo suficiente para que todas as montadoras que atuam no mercado brasileiro se adequem a medida.   Além do tipo de ancoragem, também será obrigatória a adoção de, pelo menos, um ponto de fixação Isofix ou Latch nos bancos traseiros, para carros, camionetes ou utilitários. Já nos automóveis de modelo esportivo de duas portas ou conversível, se não houver capacidade de fixação no banco traseiro, o ponto de ancoragem deverá ser no assento dianteiro do lado do passageiro.  

Veja também:  Hyundai Santa Fe 2019 - Características, Novidades

Vale lembrar que as normas do DENATRAN que entrarão em vigor a partir de 2020 valem para todas as fabricantes e modelos de carros.

Por William Nascimento

Cinto de seguran?a

Foto: Divulgação

Relacionados



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.