Quando o assunto são as novidades que são apresentadas por modelos de automóveis do mercado, muita gente fica ligada esperando que haja algo de bom – para nós é claro. Porém, este não é o caso. Vamos tratar hoje do Toyota Etios que é vendido lá do outro lado do mundo: na Indonésia.
Em primeiro lugar vale destacar um dado interessante sobre esse carro. Ele foi projetado especificamente para ser comercializado em países que apresentem mercados emergentes. Dentre estes os países asiáticos ficam com a preferência. A novidade da vez é que o modelo comercializado por lá ganhou alguns “tapinhas” no visual.
De fato não podemos também deixar de passar o questão de que a montadora tem trabalhado para melhorar o modelo vendido na Indonésia que, por lá, recebeu o nome Etios Valco – é assim que se chamam as versões hatch do país. Mas é com uma certa discrição que a Toyota faz isso. O Valco é um perfeito exemplo.
O modelo não ganhou uma reestilização abrangente. Para se ter ideia das “modificações” feitas pela montadora para linha 2015 o que vamos encontrar basicamente, para não dizer unicamente, é a alteração de sua grade frontal. Além disso, o modelo também ganhou um novo kit de acessórios que, diga-se de passagem, não chama muita a atenção.
Bom, já que estamos falando das modificações que já não são lá essas coisas vamos tentar “vê-las” melhor. No caso da grade a montadora optou por algo bem brasileiro sendo que ela segue a mesma linha do nosso Etios Platinum. O acabamento é cromado. Entretanto, há duas divisões de tamanhos bem parecidos.
Outra sacada é que para fazer com que o hach japonês conseguisse apresentar uma cara mais esportiva, a Toyota da Indonésia tratou de implementar o tal kit de acessórios que agrega para-choques esportivos e saias laterais e traseiras.
Mesmo assim quem tiver procurando um aerofólio no carro pode ir desistindo. Ele não apenas não está presente como ainda essa falta faz com que o carro fique bem mais simples.
No parte do interior não há muito o que destacar. O Etios de lá já tinha o mesmo interior da versão vendida aqui no Brasil. Porém, há alguns detalhes nessa linha 2015 como a ausência do black piano no painel. Já os bancos ganharam um tecido azul. A iluminação do painel de instrumentos também foi modificada curiosamente optando por uma coloração azulada.
Por fim, pelo bem ou pelo mal a informação é de que essas mudanças um tanto discutíveis não deverão aparecer por aqui.
Por Denisson Soares