Dicas para economizar combustível



Um transporte público ineficiente para atender a toda população. Esta é sem dúvida uma das causas que mais contribuem para que milhões de brasileiros sejam obrigados a colocar todos os dias seus carros nas ruas e avenidas de todo o país para se deslocarem até o trabalho, levar e buscar seus filhos na escola e realizar outras atividades diárias.

Mas com o alto valor dos combustíveis nas bombas, está ficando cada vez mais difícil para os brasileiros conseguirem encher o tanque de combustível de seus carros. E para você e muitas outras pessoas que não têm outra opção senão utilizar seu carro no dia a dia, aqui vão 10 dicas simples que podem te ajudar a entrar menos nos postos de combustíveis para abastecer.



1.       Calibragem dos pneus: Andar por aí com os pneus do carro murchos ou com a calibragem errada, faz com que haja um atrito maior do pneu com o solo, ocasionando um consumo maior de combustível e também um desgaste maior dos pneus. A calibragem deve ser feita regularmente a cada 15 dias e de acordo com o especificado pelo fabricante do veículo.

2.       Manter alinhamento em dia: Um carro desalinhado acaba consumindo mais, pois nestas condições há um aumento da resistência dos pneus contra o solo, o que ainda acaba dificultando a dirigibilidade. O ideal é realizar um alinhamento a cada 10.000 km rodados.



3.       Uso do ar-condicionado: Este pode ser considerado um dos grandes vilões da atualidade para o alto consumo de combustível dos carros. Caso o clima da cidade onde você esteja se encontre mais ameno e o trajeto ao qual você for fazer não seja muito longo, experimente desligar o ar e abrir as janelas. Você vai notar uma diferença no consumo de combustível do seu carro. Já se você estiver transitando por estradas ou em vias expressas onde a velocidade é maior, a dica é inversa, feche as janelas. Nesta situação, os vidros fechados contribuem para diminuir a resistência do ar com o veículo.

Leia também:  Bentley Continental GT Speed terá fabricação em série

4.       Excesso de peso: Esta equação é simples, pois quanto mais peso o carro estiver carregando, maior será o esforço do motor para fazer com que o carro se movimente e com isto, seu consumo vai às alturas.  Verifique no porta-malas e no interior do seu carro o que você anda carregando todos dos dias desnecessariamente e pare de queimar combustível atoa.

5.       Controle o acelerador: Procure não acelerar de forma brusca e desnecessária. Uma aceleração tranquila e gradativa ajuda a diminuir o consumo de combustível, além de contribuir para a vida útil do motor do seu carro. Ah, e quem nunca deu aquela última acelerada antes de desligar o carro? Pois é, sabe para que ela serve? Para nada, apenas para gastar mais combustível. Portanto, este é mais um hábito a ser deixado de lado para o bem do seu bolso.

6.        Esquentar o motor do carro: Hoje isto não é mais necessário. Os motores dos carros com injeção eletrônica são aquecidos automaticamente por este sistema. Há apenas uma recomendação para os carros novos com menos de 1.000 quilômetros rodados, que é apenas ligar o carro, esperar alguns poucos minutos e aí sim começar a andar. Nos carros novos que já atingiram esta quilometragem, basta ligá-los e seguir viagem.

7.       Troca de marchas: Você já teve a impressão que o motor do seu carro está literalmente gritando ou mais popularmente dizendo, “esgoelando”? Pois é, ele está tentando te alertar que está consumindo mais combustível que o necessário e que está na hora de você fazer a troca de marcha. Procure não esticar demais as trocas de marchas e também mantenha a rotação do motor sempre mais baixa. E lembre-se, marchas fortes são para subidas íngremes e também podem ser usadas como freio motor nas descidas. Agindo assim você consegue frear o carro e ainda economiza combustível, pois a injeção eletrônica identifica que não é preciso acelerar durante a descida e interrompe o envio de combustível para o motor. A famosa banguela deve ser evitada, pois além de uma ação perigosa, ela não contribui em nada para a economia de combustível, já que mesmo em ponto morto, o motor continua trabalhando.

Leia também:  Venda de Carros com Combustível Fóssil poderá ser Proibida no Brasil

8.       Evite o excesso de acessórios: Não vá fazer do seu carro uma árvore de natal, um trio elétrico ou um carro alegórico com vários acessórios. Qualquer alteração que você faça nas características originais do veículo pode provocar uma resistência maior ao ar e juntamente com esta resistência, vem o aumento do consumo de combustível.

9.       Reduza a velocidade: Você não é um piloto de Fórmula 1 ou da Indy, então não há necessidade de sair por aí em alta velocidade, ziguezagueando entre os carros,  colocando a sua vida e a de outros motoristas em risco. Além de perigoso e arriscado, você só vai aumentar seu consumo de combustível e diminuir a vida útil do seu carro. Se você gosta de velocidade e quer correr, vá para um kartódromo. Lá você vai poder fazer isso em uma pista própria, com orientação e segurança.

10.   Visite seu mecânico: Não se esqueça de visitar regularmente o seu mecânico para fazer uma revisão no seu carro. O desgaste natural de algumas peças, um motor desregulado, filtros de ar e velas sujas, podem contribuir para um aumento no consumo de combustível do seu carro. Portanto, siga as instruções do manual do veículo e não deixe seu carro sem as revisões necessárias.

Por André F.C.

Economizar combust?vel

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.