Dica – Faça um teste para verificar quantidade de álcool na gasolina



Adulteração na gasolina é a grande causadora de vários problemas nos veículos tais como baixo desempenho do veículo, falha no motor, consumos acima da média, entupimento dos bicos injetores e até mesmos problemas mais graves que podem levar a ter que retificar o motor do veículo.

O álcool é um dos produtos usados no Brasil para fazer essa adulteração. O percentual máximo permitido por lei de álcool na gasolina no Brasil é de 24%, ou seja, qualquer percentual acima desse que for encontrado na gasolina trata-se de uma gasolina adulterada. Para que a verificação desse percentual possa ser feita por qualquer pessoa foi criado um teste simples que pode ser feito em qualquer lugar e por qualquer pessoa. Vamos para o teste passo-a-passo:

Veja também:  Câmbio Automático - Como Usar e Dirigir o Carro


Passo 1 – Pegue um recipiente transparente que tenha uma marcação de medida na lateral que vá até 500ml (o ideal é que o diâmetro desse recipiente não seja muito grande, pois quanto menor o diâmetro maior a precisão);

Passo 2 – Coloque no recipiente 100ml da gasolina a ser testada;



Passo 3 – Adicione no recipiente 100ml de água;

Passo 4 – Tampe o recipiente e agite até que nos líquidos se misturem;

Passo 5 – Deixe o recipiente em repouso até que se apresente em seu interior a divisão dos dois líquidos;

Passo 6 – Note que o álcool se misturou à água e esta mistura se separou da gasolina, de modo que na parte de baixo do recipiente está a água misturada ao álcool e na parte de cima ficou a gasolina. Agora observe a marcação na lateral do recipiente. Da medida que tiver dado o liquido que está na parte de baixo subtraia 100ml, que foi a água adicionada, o restante será o percentual de álcool que tinha na gasolina.

Veja também:  Hyundai HB20 x i20 - Análise, Diferenças, Qual é Melhor, Preços

Essa quantidade de álcool após a subtração da quantidade de água adicionada provavelmente será de 24ml, qualquer valor acima disso significa que a gasolina testada foi adulterada.

Dalmo Rocha

Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.