Dicas e Cuidados na Hora de Comprar um Carro Usado



Quem vai comprar um carro usado deve se atentar há alguns itens para evitar dores de cabeça. Inicialmente o futuro proprietário deve se atentar a documentação do veículo, verificando se o DUT está em branco e se o vendedor ou loja é confiável. O ideal consultar o Detran para saber se o automóvel está com alguma pendência, como IPVA, DPVAT ou multas não pagas. Se possível peça o laudo técnico da perícia do carro, que pode ser disponibilizado pelas revendas.

Atente-se também a mecânica do veículo e para isso é importante levar um mecânico de confiança para avaliar as condições do carro. Além disso, é importante pedir o manual do carro para verificar se todas as revisões foram feitas. O interessado ainda pode solicitar o laudo técnico para saber se o veículo sofreu algum sinistro. O cliente deve se atentar as diferenças no tom da pintura, que podem indicar batidas. Vale lembrar que Código de Defesa do Consumidor prevê que as concessionárias ofereçam pelo menos três meses de garantia para problemas nas marchas e no propulsor.

Veja também:  Chevrolet Cruze 2020 - Novidades e Lançamento no Brasil


A quilometragem também deve ser avaliada, pois a partir dela é possível avaliar se o modelo apresenta muito desgaste. Se ficar na dúvida se o marcador está correto, observe se a manopla do câmbio, pedais ou o volante estão desgastados, que podem provar se a quilometragem foi alterada.

Faça um test-drive com o veículo para saber se a aparência condiz com o desempenho do carro pretendido. Vale analisar o tamanho do porta-malas, checar se os itens de série funcionam e olhar atentamente as condições de pneus e rodas. Caso o modelo tenha sido descontinuado, veja se há disponibilidade de peças e o valor para contratar o seguro.



Se for comprar de terceiros, a atenção deve ser maior para evitar dores de cabeças que vão além de comprar um carro que não atente as suas necessidades. 

Veja também:  Recall Ford Fusion 2015 - Problema nos Cintos de Segurança

Ana Rosa Martins Rocha

Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.