A Jaguar confirmou recentemente a produção de seu primeiro modelo de carro SUV, que chegará ao mercado automobilístico no ano de 2016. Trata-se do Jaguar F-Pace, que dará à empresa uma nova categoria de mercado para competir e consequentemente uma porta para novos modelos deste segmento.
Em relação a preços, espera-se que seja algo próximo dos preços do Audi Q5 e da BMW X3, que serão justamente dois de seus rivais no mercado.
A Jaguar está referindo ao modelo mais como um “cruzamento de desempenho” do que a um próprio SUV, já que seu nome o alinha à categoria de carros esportivos F da empresa, o que também o distancia da maioria dos modelos disponíveis pela sua “irmã” Land Rover.
A ideia é criar um carro esportivo, que combine justamente o design exterior característico dos carros da categoria F com um interior espaçoso e luxuoso que um SUV possui.
Ainda não foi detalhada a sua lista de especificações técnicas, porém algumas coisas já foram confirmadas pela empresa. Quanto ao número de assentos, a Jaguar disse que serão apenas cinco, diferentemente dos modelos SUV que têm dois bancos adicionais para crianças.
Estará disponível tração nas quatro rodas, usando a tecnologia Jag’s All-Surface Progress Control, que maximizará o controle do carro em todos os tipos de estradas.
Quanto ao motor, são esperados um modelo 2.0 turbodiesel, um 2.0 turboalimentado a gasolina e um 3.0 supercharged de 6 válvulas. Um possível modelo posterior, denominado F-Pace R, poderia contar com um motor supercharged mais potente e com 8 válvulas.
Quanto ao nome escolhido para o veículo, Ian Callum, diretor de design da Jaguar, disse que foi um pouco difícil de chegar a uma definição. Isso aconteceu justamente porque esse foi o primeiro SUV desenhado pela empresa e eles não queriam deixar de fora o fato de que este seria um “cruzamento” de categorias. Ao todo, oito nomes foram para votação, mas F-Pace foi realmente o mais escolhido e inclusive foi o voto do próprio Callum.
Por Rannier Ferreira Mendes
Fotos: Divulgação