Jaguar Land Rover está desenvolvendo detector de motos e bicicletas para automóveis



Imagine um automóvel que seja capaz de alertar ao condutor sobre uma situação que possa representar perigo. Isso mesmo, como se fosse uma situação instintiva exclusiva dos seres vivos, desenvolvida ao longo de milhares de anos, com o objetivo de proteger a vida e a integridade física. Com um projeto ousado e inovador, a Jaguar Land Rover está desenvolvendo um sistema de segurança que emite alerta ao motorista de proximidade de bicicletas e motocicletas, ou similares.

Veículos como motos e bicicletas, por serem muito ágeis e por suas características e dimensões, exigem maior atenção os condutores de automóveis, tendo em vista que aqueles veículos tem maior facilidade de locomoção e muito facilmente ficam fora da visão dos motoristas, nos pontos cegos dos carros. Portanto, para oferecer maior conforto e segurança aos seus clientes, a Jaguar Land Rover está testando o sistema dotado de uma serie de sensores capazes de perceberem a proximidade das motocicletas e bicicletas. Uma vez identificada essa proximidade, o sistema, além de emitir avisos com ruídos de advertência, também acionará um dispositivo que causará vibração nos pedais e puxadores das portas, com o objetivo de alertar o condutor sobre um potencial risco de colisão.

Veja também:  Análise Volkswagen Polo 1.6 Automático 2019

Os automóveis portadores deste sistema de alerta terão em seu interior mecanismos de iluminação no painel que ascendem e mudam sua cor, conforme a bicicleta ou motocicleta se aproxima ou se afasta do automóvel. Com isso, o motorista terá condições de saber o que se passa à sua volta e realizar uma direção defensiva com maior segurança.

O sistema também será capaz de emitir um áudio de alerta de aproximação. O mais interessante é que esse áudio será emitido do alto-falante que estiver mais próximo de onde o veículo identificado se aproximar, para que o motorista tenha condições de perceber por onde a bicicleta ou motocicleta está se aproximando de seu automóvel, que pode representar um perigo eventual.

Veja também:  Chevrolet Prisma 2020 - Lançamento, Novidades

O sistema também ajudará o motorista, caso ele esteja distraído, na seguinte situação: se um ciclista ou pedestre que estiver atravessando a rua, os sensores do sistema irá identificar a movimentação e avisará o motorista através de um sinal de luz no painel. Caso o motorista distraído tente avançar pressionando o acelerador, o pedal do acelerador vibrará, indicando a situação de perigo. Outra situação bastante útil desse sistema inovador é que quando houver alguma bicicleta ou motocicleta se aproximando do automóvel estacionado, o próprio sistema irá evitar que as portas sejam abertas até que o perigo se afaste.


Por Allan Carlos Marques

Jaguar Land Rover

Relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.