Bike Sense – Novo Sistema da Jaguar Land Rover Detecta Bicicletas e Motos



Você já ouviu aquela máxima: "A gente tem que dirigir para a gente e para os outros", mas e quando o seu próprio carro te ajuda a dirigir e evitar acidentes e colisões de trânsito? Fica muito mais fácil e melhor, não é? E esta foi a intenção da fabricante Jaguar Land Rover, que implantou um sistema de alerta chamado Bike Sense, que tem a finalidade de detectar quando um ciclista, um motociclista ou até um pedestre se aproxima do seu carro.

A novidade vem aquecer o mercado de automotores, sendo que essa nova tecnologia visa à prevenção de acidentes, avisando o motorista através desse sensor, que tem a função de analisar as imagens e consequentemente o padrão de movimento, sendo que o alerta transmite sons diferentes a cada tipo de veículo que se aproxima do Jaguar Land Rover.



Veja também:  Novo Land Rover Defender 2020 - Lançamento no Brasil

Além dos sons diferentes, o mecanismo também é capaz de transmitir combinações de luzes de led que tem a função de indicar a posição que a possível bicicleta está se aproximando, assim como alertas vibratórios que podem ocorrer do lado direito ou lado esquerdo, a depender da posição que se encontra a bicicleta que circula ao redor do veículo.

Outra importante novidade é o alerta no pedal, por exemplo, se um pedestre atravessar a rua e um carro a frente impedir a visão do motorista, o sensor irá mandar um alerta no pedal, dessa forma, o motorista será alertado sobre um pedestre que está atravessando uma via.



Além dessas medidas de segurança, o sistema também é capaz de bloquear as portas quando há a detecção de bicicleta, sendo que somente ameaças muito próximas serão capazes de transmitir os alertas, evitando que o motorista seja incomodado a todo o momento, podendo ocasionar distração na direção. 

A montadora garantiu que dentro de um prazo de até dois anos o Bike Sense estará disponível em todos os Jaguares Land Rover, sendo que essa tecnologia ainda não está em uso e sendo classificado apenas como um protótipo.

Por Rodrigo da Silva Monteiro

Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.