CNH – Fazer baliza ainda atrapalha os novos condutores a tirar carteira de motorista





Conseguir a CNH – Carteira Nacional de Habilitação – é um desafio para a grande maioria dos brasileiros e a maior dificuldade está na realização da baliza, que é quando a grande maioria dos candidatos é reprovada. Os motivos que mais atrapalham na hora da baliza são o nervosismo e também a falta de preparo. Relatórios divulgados pelos DETRANS estaduais indicam um número muito alto no número de reprovados e boa parte destas reprovações acontecem na hora do exame prático.

Só no estado do Rio Grande do Sul, mais de 60% dos candidatos foram reprovados ao tentarem a CNH categoria B que é para dirigir veículos de passeios, no ano passado, o que gera uma preocupação que mostra o quanto os candidatos estão sendo mal preparados pelas auto-escolas. Outros estados também apresentam índices altíssimos em reprovação, como no Amazonas que mais de 70% dos candidatos foram reprovados!

Veja também:  Land Rover Discovery 2019 - Novo Motor 3.0 Turbodiesel

Os CFCs – Centro de Formação de Condutores – admite que a grande dificuldade para os candidatos à CNH está na baliza, a manobra que é feita para estacionar o veículo entre 2 outros automóveis e é preciso deixar o carro bem próximo ao meio-fio. Nesta hora os movimentos do candidato precisam ser precisos, exatos, do contrário ele irá errar, como tem acontecido.

Alguns alunos precisam repetir o teste por 4, 5 ou até mais vezes, para conseguir acertar a baliza! E parece que o problema é generalizado, pois dificilmente encontra-se um candidato que não demonstra nervosismo nesta hora.

O nervosismo atrapalha muito nesta hora, assim como a ansiedade e o simples fato de ficar vendo outros candidatos tentarem fazer a baliza, não conseguirem e serem reprovados. Isto causa uma insegurança enorme e o candidato já entra no veículo com grandes chances de errar, por estar muito tenso.

Veja também:  Toyota Hilux 2019 - Novidades, Especificações

A solução para o problema, sem dúvida alguma, é treinar mais, para que o candidato realmente domine o veículo e faça a balize sem dificuldades, porém, para conseguir se aperfeiçoar na baliza, é preciso muito treino, o que aumentaria ainda mais os gastos para obter a CNH.

Por Russel



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.