O Inmetro – Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – divulgou a lista dos carros mais econômicos e o ranking de 2015, do Programa de Etiquetagem Veicular, é interessante não só para os consumidores que ficarão sabendo quais os veículos ajudam a economizar e agridem menos o meio ambiente, como também é importante para as empresas que sabem que, tendo seus modelos na lista, contarão com um bom indicativo para o aumento das vendas.
O estudo do Inmetro analisou 583 veículos de 36 marcas. Os modelos foram separados de acordo com sua categoria:
- subcompactos, compactos, médios, grandes, extra grandes, utilitários esportivos compactos, utilitários esportivos grandes, foras de estrada, minivans, comerciais, cargas derivados e os esportivos.
Para chegar ao resultado final, o Inmetro fez simulações diversas, por exemplo, como é o desempenho dos veículos na cidade e na estrada e cada um teve sua pontuação de acordo com o consumo. As notas variavam de A a E. Os pesquisadores do Inmetro puderam dar duas notas para cada modelo, sendo que uma nota era para a comparação da categoria e a outra nota era em relação à análise geral do modelo.
O Volkswagen Up! foi o melhor colocado na categoria subcompactos e geral! O modelo da VW conta com um motor 1.0 com 3 cilindros e sua nota foi A em todos os quesitos! O consumo do Volkswagen Up! na cidade é de 13,5 km/l e na estrada é de 14,6 km/l. Utilizando etanol, os resultados foram: 9,2 km/l na cidade e de 10,2 km/l para a simulação na estrada.
Confira quais modelos se destacaram na categoria "Compactos":
- Honda Fit CVT, Nissan New March, Novo Fox, Toyota Etios Hatchs 1.5 e o Ford Ka 1.0.
Na categoria "Médios" os que se destacaram foram:
- Nissan New Versa, Honda City, Toyota Etios Sedan, lexus CT 200h, Hyundai HB20S 1.0 que ficaram com nota AA.
E teve os modelos que não se deram bem nas avaliações e foram considerados os piores superesportivos, confira os modelos com as piores notas:
- Lamborghini Aventador e Ferrari F12 Berlinetta.
O Lamborghini fez somente 3,3 km/l com etanol e 4,3 km/l com gasolina, ficando bem atrás dos modelos melhores colocados nos testes.

Por Russel
mentira ! inmetro foi corrompido.
Poderiam ter deixado o link para a lista completa