Volkswagen Cross Coupe GTE Concept foi revelado no Salão de Detroit





A Volkswagen antecipou seus planos e aproveitou o badalado Salão de Detroit, nos Estados Unidos, para revelar ao público o novo Cross Coupe GTE Concept, um utilitário esportivo com dimensões semelhantes aos modelos BMW X6 e Mercedes-Benz ML350, e que em breve chegará ao mercado estadunidense para competir no segmento dos SUVs médios.

O Volkswagen Cross Coupe GTE é terceiro utilitário esportivo da fabricante alemã em três anos, com contagem após a apresentação do CrossBlue em 2013 no próprio Salão de Detroit, o North American International Auto Show. Além disso, o Cross Coupe GTE Concept conta com inúmeras similaridades com o conceito CrossBlue Coupe, mostrado durante o Salão de Xangai em 2013. O que se nota, portanto, é que o novo conceito revela quais serão as características de design que a marca alemã apresentará aos seus próximos SUVs.

Veja também:  Chevrolet Trailblazer 2020 - Especificações, Lançamento



Baseado na plataforma modular MQB, utilizada em outros carros da Volkswagen, o Cross Coupe GTE Concept possui 4,846 metros de comprimento, 2,029 metros de largura e 1,735 metros de altura, causando espanto com a afirmação da própria fabricante que, até o fim de 2016, irá produzir o SUV médio com capacidades para sete ocupantes em Chattanooga, Tennessee, sendo o conceito uma prévia do futuro utilitário. Contudo, as dimensões se assemelham mais aos SUVs BMW X6 e Mercedes ML 350, ambos com capacidade para cinco passageiros.

De toda forma, o conceito surpreende pelo seu design harmônico, fluído e ao mesmo tempo elegante, com vincos bem distribuídos e detalhes que acentuam sua esportividade, como a linha de cintura alta e a inclinação do vidro traseiro. Além disso, embora seja apenas um carro-conceito e traga muitas coisas que serão descartadas em um veículo de produção, a cabine impressiona pela leveza, praticidade e o layout “clean” do painel de instrumentos e console central.

Veja também:  Hyundai Creta 2020 – Características, Especificações

Mecanicamente, o Volkswagen Cross Coupe GTE Concept vem equipado com um conjunto híbrido composto pelo bloco 3.6 V6 FSI a gasolina e dois propulsores elétricos, cada um com 55 cv, totalizando 360 cv de potência. Os dois motores elétricos despejam sua potência e 22,43 kgfm de torque no eixo dianteiro, enquanto o bloco a combustão entrega 27,53 kgfm de torque nas rodas traseiras. É possível que o condutor opte por utilizar apenas os motores elétricos para mover o veículo. Com esse conjunto mecânico combinado o SUV acelera de 0 a 96 km/h (60 mph) em 6 segundos, com velocidade máxima de 209 km/h. 

Por Caio Polo

Volkswagen Cross Coupe GTE Concept

Volkswagen Cross Coupe GTE Concept

Volkswagen Cross Coupe GTE Concept

Fotos: Divulgação



Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.