Nissan firma parceria com Nasa para fabricação de carro autônomo



Na recente CES (Consumer Eletronics Show) temos sido apresentados a vários acessórios técnológicos que facilitam a vida de motoristas e ocupantes dos carros. Entre os quais destacamos os assistentes de estacionamento, os comandos eletrônicos de ar condicionado e detecção de movimentação de carros,entre outros.

Mas todos esses itens não chegaram nem perto da apresentação do Audi A7 que viajou de São Francisco até Las Vegas sem precisar da assistência de um motorista. O futuro é agora e a Nissan já começou a correr atrás do atraso. A empresa e a NASA anunciaram uma parceria de cinco anos a fim de desenvolver e pesquisar sistemas que tornem os veículos autônomos e que sejam comercialmente aplicáveis.



A empresa  sediada no Vale do Silício,Califórnia e a Agência com base em Moffet Field, também na Califórnia, trabalharão em quatro frentes diferentes de estudo usando aplicativos e acessórios de uso rodoviário e espacial. As quatro frentes são: Sistemas autônomos de acionamento, soluções de interface do homem com a máquina, desenvolvimento de aplicativos habilitados para rede e softwares de análise e verificação.

A montadora está mirando alto e quer que os pesquisadores avancem no que diz respeito a produção de frotas de veículos autônomos sem emissão de poluentes e totalmente capazes de carregar pessoas. Segundo a empresa ainda os testes serão semelhantes aos realizados com sondas espaciais não-tripuladas, comandadas a distância por centro de controle. Espera-se que a novidade automobilística esteja pronta até o fim do ano de 2015.



Carlos Ghosn, presidente da Nissan afirmou :“O trabalho da Nissan e da NASA tem focos distintos – um no espaço e outra no planeta Terra -, mas está ligado por desafios semelhantes“ e  ”A parceria vai acelerar o desenvolvimento seguro da tecnologia da unidade autônoma que a Nissan irá introduzir progressivamente aos consumidores até 2020“. A empresa deseja que já  em 2020 os veículos de passeio autônomos sejam oferecidos comercialmente.

Leia também:  Suzuki SX4 - Segunda geração chega em maio

Por Nosf

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.