mini automóveis Kei Car é uma opção para o trânsito no Japão



  

O trânsito nas capitais e cidades de médio porte do Brasil já está tendo sérios problemas devido ao grande número de veículos automotores nas vias públicas. Diante desse cenário, os órgãos de trânsito, nas cidades brasileiras, já estão tendo de fazer várias intervenções no trânsito das cidades para aliviar os congestionamentos.

Dentro de inúmeras soluções estão os famosos rodízios de veículo, o incentivo à carona solidária, programas de incentivo ao uso do transporte público dentre outras alternativas.

Uma opção inovadora oriunda do Japão são os Kei car ou, simplemente, K-car. Aqui no Brasil essa nova opção ainda é muito pouco conhecida, mas em um futuro bem próximo essa será uma opção para a redução dos congestionamentos e para a falta de espaço viário nos grandes centros urbanos.

Veja também:  Novo HB20 Copa do Mundio Fifa 2018 - Análise

Para quem não conhece os Kei car essa é uma categoria de veículo existente no Japão, essa categoria é representada por veículos de porte mini. A grande vantagem por lá é que estes veículos têm isenção de vantagens tributárias e securitárias, fatores estes que incentivam a população japonesa a fazer a aquisição dessa categoria de veículo.

Normalmente este tipo de veículo é produzido, principalmente, para pessoas de baixa renda e, no Japão, apesar do baixo preço esses veículos já estão saindo de fábrica com recentes inovações, tais como, câmbio automático, tração dianteira, traseira e nas quatro rodas, GPS, além de bons resultados nos crash tests.




Veja também:  Misturar Gasolina e Etanol Rende Mais?

Para quem acha que para a fabricação desse tipo de veículo não há um padrão, no Japão esses veículos têm especificações mínimas a serem seguidas, tais como, 3,4m de comprimento, 1,48m de largura, motor de 660 ml e potência mínima de 64cv.

Apesar da maioria das empresas fabricantes dessa categoria de veículos estarem no Japão já existem outras montadoras que fabricam esses carros, no entanto quase nenhuma delas conseguiram ter boa aceitação no mercado e atualmente as principais fabricantes desse veículos são as montadoras: Daihatsu, Honda, Mazda, Mitsubishi, Nissan, Smart, Subaru e a Suzuki.

Então para você que não conhecia essa nomenclatura ou esse tipo de veículo fique atento, pois em breve esses veículos virarão uma febre no mercado brasileiro.

Veja também:  Peugeot 5008 2018 - Preço no Brasil

Por Adriano Oliveira






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.