História e surgimento dos primeiros modelos da Toyota



A famosa marca japonesa fabricante do sedan Collora, foi fundada em 1937 pelo seu patriota Kiichiro Toyoda. A história remete a 1919 quando ocorreu a fundação da Toyoda Spinning and Weaving Company por Sakichi Toyoda, pai de Kiichiro. Sakichi foi o grande responsável pela invenção da primeira máquina de fiar do Japão.

Em 1924 com o auxílio de seu filho, Sakichi Toyoda, produziu uma máquina de fiar totalmente automática. Já em 1926 o nome da companhia é alterado para Toyoda Automatic Loom Works.



Em 1933, com o auxílio do governo japonês surge a divisão automotiva, cujo financiamento foi a venda dos direitos de patente da máquina de fiar automática. Em 1936, começa a fabricação do primeiro modelo, a Toyota AA e um ano depois surge a Toyota Motor Company.

Veja também:  Novo Land Rover Defender 2020 - Lançamento no Brasil

Com o início da Segunda Guerra Mundial, a Toyota começa a produzir caminhões militares para o governo japonês, encerrando a produção automotiva regressando a mesma só em 1947, com o modelo SA.



Apenas 1957, a Toyota lança o modelo Crown, entrando assim no mercado automobilístico americano. Em 1963 o mesmo modelo é lançado no mercado europeu. No ano de 1966, lança o modelo Corolla. Modelo que fez a marca adquirir boa reputação pela qualidade, e atingir um grande número de vendas.

Já em 1973, o mercado automotivo americano não acompanhava as novas leis de emissão de poluentes, foi então que a Toyota ganhou grande espaço no mercado, devido aos seus carros planejados e econômicos. Nos anos 80 a Toyota atinge 30 milhões de unidades produzidas. Em 1989, lança a sua consagrada e famosa marca de luxo, Lexus.

Veja também:  Novo Chevrolet Onix 2020 - Preço, Novidades e Análise

Com o início da década de 90, a marca começa a ampliar sua linha e assim obteve sucesso em suas vendas. No ano de 1997, a montadora lança o PRIUS e se torna a primeira marca a produzir uma série de automóveis híbridos. Como alternativa ecológica, o modelo se tornou grande sucesso nos EUA.

Em 1999, a montadora japonesa chegou à marca de 100 milhões de unidades vendidas. Hoje a marca vende no Brasil os modelos Hillux e Corolla, tornando-se grande sucesso de vendas.

Por Wendel George Peripato

Toyota

Toyota AA

Fotos: Divulgação

Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.