Prorrogação do prazo para trocar o extintor de incêndio dos carros



  

Proprietários de automóveis de ano/modelo anterior a 2004/2005 fiquem atentos ao novo prazo para a troca dos extintores de incêndio. De acordo com o portal Auto Esporte, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) se pronunciou oficialmente nesta quarta-feira, 7 de janeiro, e confirmou a prorrogação oficial do prazo para substituição dos extintores dos veículos para o tipo ABC. O Diário Oficial da União divulgou a informação de que a partir do dia 1º de abril, rodar com o carro sem o extintor novo acarretará multa ao motorista.

O novo prazo estabelecido e a suspensão das multas foram decisões tomadas devido aos relatos de muitos proprietários, que afirmaram ter dificuldades em encontrar o novo equipamento à venda. As prateleiras  de várias regiões do país ficaram vazias devido à correria no fim do ano passado para trocar o extintor. Muitos fornecedores não conseguiram repor o estoque com rapidez e o produto acabou esgotando. A correria também foi agravada por outro fator: a procura pelo extintor tornou-se maior porque muitos motoristas verificaram a validade dos seus equipamentos e perceberam que estavam fora da data de validade (5 anos a partir da data de fabricação). É importante lembrar que rodar com o extintor vencido também acarreta multa.

Ainda segundo o Auto Esporte, o Ministério das Cidades, diante do fenômeno, preferiu adiar a aplicação das multas durante 90 dias, mesmo depois do prazo de 5 anos para a mudança do equipamento. A partir de 1º de abril, quem não estiver com o novo extintor instalado poderá ser multado em R$ 127,69, além de receber 5 pontos na carteira de habilitação e ter o carro apreendido para regularização.

Agora, o modelo de extintor presente na lei é o ABC, que controla incêndios provenientes de várias naturezas. O modelo já vinha instalado em veículos fabricados a partir do ano de 2005, mas uma liminar derrubou a exigência, que posteriormente foi restaurada em 2009. O tipo antigo, BC, tinha sua funcionalidade reduzida e combatia somente incêndios causados por líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos.




Veja também:  Quanto custa manter um carro?

Por Ana Clara de Souza

Extintor ABC

Foto: Divulgação






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.