História do surgimento da BMW



A marca alemã BMW (Bayerische Motoren Werke ou Fábrica de motores da Baviera) foi fundada em 1913 por Karl Rapp e Gustav Otto com a finalidade de produzir motores para aviões. O logotipo da marca em formato circular com interior mesclado entre azul e branco faz menção à bandeira da Baviera, local sede até os dias atuais da marca.

Em 1919, com o tratado de Versalhes onde a Alemanha estava proibida de fabricar aviões, foi necessário que a BMW parasse a produção de aeronaves nesse período, ocasião onde começou a produzir travões para caminhos férreos.



Em 1923, a marca alemã produziu seu primeiro motociclo o R32, que se tratava de uma moto de 500 cilindradas, com um motor lateral refrigerado a ar e com um veio de transmissão ao invés da tradicional corrente. Em 1927, a BMW começa a produzir o modelo DIXI Company com o nome BMW 3/15, e acaba comprando essa fábrica no ano seguinte. Em 1933, a marca viria a produzir seus próprios carros.

Com a Segunda Guerra Mundial a BMW se torna a principal fornecedora do exercito alemão. Produzia com o auxílio do trabalho de prisioneiros de guerra e de campos de concentração, fabricando desde motocicletas a aviões.



Em 1944, sua fábrica em Monique foi destruída devido à Guerra, fazendo com que a montadora voltasse a produzir apenas um modelo motociclo em 1948. E um carro somente em 1952, sem nenhum sucesso comercial. Em 1955 com a melhora econômica alemã, surgem modelos como o Isetta, que recupera a marca e a estabiliza em 1963.

No início de 2000 a BMW prossegue a mudança de linha da sua série de veículos sob o comando do designer Christopher Bangle. A mudança foi criticada internamente na montadora e externamente pela crítica automotiva, mas mostrou-se eficaz e significou um marco histórico para montadora.

Leia também:  Recall Honda Civic 2006

A BMW a cada ano se consagra no mercado automotivo, vendendo veículos luxuosos de grande desempenho.

Por Wendel George Peripato

BMW 3/15

BMW Isetta

Fotos: Divulgação

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.