Vendas de automóveis registraram queda em 2014



Já é sabido que 2014 foi um ano ruim para a indústria automobilística, principalmente no que diz respeito ao mercado brasileiro de carros. Nos anos anteriores as vendas foram significativas, havia incentivo do governo com reduções de impostos, tudo para aquecer o mercado. Porém a movimentação dos anos anteriores e os cortes nos benefícios esfriaram o consumo de automóveis no ano de 2014.

A Fenabrave divulgou no dia 6 de janeiro de 2015 os números de vendas de automóveis em 2014 e eles demonstraram que o recuo foi de 6,91% em relação ao ano anterior. No ano de 2014 foram vendidos no Brasil 3.332.716 carros contra 3.575.886 no ano de 2013.

Veja também:  BMW X2 2019 - Características, Lançamento


O saldo de dezembro foi positivo em relação a novembro, apresentando uma alta de 26,3%. Mesmo assim o último gás na reta final não foi nem de perto suficiente para que a indústria automobilística fechasse o ano  nos mesmos limites do ano anterior. A federação acredita que o início do ano de 2015 terá um pouco do fôlego de vendas do último mês de 2014 que contará com o incentivo do IPI reduzido até o final do mês de janeiro.

Em 2014 os carros mais vendidos foram o Fiat Palio, o Volkswagen Gol e o Fiat Strada, nessa ordem. Isso indicou uma reviravolta no mercado já que o Gol liderou o ranking no mercado brasileiro por não menos que 27 anos. Além disso, a Volkswagen perdeu em números gerais (não apenas no Gol) a liderança do mercado nacional para a Fiat.

Veja também:  Dodge Charger 2019 - Ficha Técnica, Novidades

A federação acredita que 2015 não será um ano muito melhor do que 2014 para o mercado e as vendas devem seguir em queda. A projeção é uma queda de aproximadamente 0,43% em relação ao ano de 2014 que segundo muitos depoimentos de montadoras pode ser considerado como um ano perdido. Espera-se, entretanto, uma melhora nas vendas no segundo semestre do ano já que o IPI voltará ao seu valor normal agora no início do ano, o que provavelmente irá gerar impacto nas vendas.



Por Nosf

Venda de carros

Foto: Divulgação



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.