Dicas de ergonomia para ter uma boa viagem de carro



Finalmente agora chegou o tão esperado período de férias escolares das crianças, período este em que a maioria dos pais prefere tirar as suas férias para que possam fazer aquela viagem com a família que seja para a praia ou até mesmo para as cidades interioranas a fim de visitar parentes.

No entanto, para quem vai viajar de carro nesse período de férias deve tomar alguns cuidados básicos, haja vista que as estradas nesses períodos acabam ficando mais cheias e as rodovias, devido ao grande fluxo de veículo e chuvas características dessa época, acabam ficando muito aquém do esperado em termos de segurança.



Com o estado de má conservação das rodovias brasileiras uma viagem, atualmente, acaba sendo sinônimo de muitos buracos o que faz os condutores conviver solavancos e trânsito lento em vias que deveriam proporcionar condições para que os condutores desenvolvessem os seus veículos automotores.

Veja também:  Renault Kwid 2020 - Lançamento, Características

Diante de cenário, algumas dicas de ergonomia são de suma importância para quem vai ou pretende fazer aquela viagem de férias, a fim de evitar a fadiga desnecessária durante o trajeto.



Antes de sair para viajar o condutor deve atentar para alguns ajustes que, quando feitos corretamente, ajudam o motorista a ter mais conforto para dirigir. O ajuste do espelho retrovisor externo deve ser feito de modo com que o condutor consiga visualizar perfeitamente o vidro traseiro do veículo, sendo que com isso o motorista deverá enxergar totalmente a pista a partir do limite traseiro, assim eliminando os famosos “pontos cegos“.

Outro cuidado de posicionamento é com relação ao posicionamento do condutor no assento, pois os pés do condutor devem ficar sobre os pedais e os calcanhares devem ficar apoiados no assoalho do carro, o posicionamento dos joelhos deve ser levemente flexionado, para maior conforto das mãos no volante os braços do condutor devem ficar levemente flexionados na posição de “15 para as três”, os olhos do condutor devem estar ajustados com o encosto de cabeça, sendo que este encosto deve ficar ligeiramente curvado.

Veja também:  Motor Turbo - Como Cuidar e Dicas de Manutenção

Assim, depois de feita uma revisão no sistema elétrico e motor do veículo e após seguir essas recomendações de ergonomia, basta viajar e curtir a tão sonhada e esperada férias.

Boa viagem!

Por Adriano Oliveira

Carro na estrada

Foto: Divulgação

Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.