Já faz um bom tempo que o principal mercado, a “princesinha dos olhos” da Fiat é o Brasil. Afinal de contas, é aqui onde a montadora mantém seu posto de líder absoluta. E esse é um dos principais motivos que levam otimismo para a fabricante e ao mesmo tempo faz com que ela permaneça preparada para não perder seu posto.
Para se ter uma ideia, mesmo que superficial da preocupação da Fiat, é só considerarmos o fato de que para o biênio 2015-2016 já existem lançamentos projetados. Ano que vem uma das marcas que mais vamos ver nesse setor é a Jeep que promete muita coisa e que a título de curiosidade já agora, finalzinho de 2014, faz uso dos números de desempenho da FCA. Ou seja, a Fiat Chrysler fazendo as somas das vendas da Fiat Chrysler, RAM, Dodge e Jeep.
Claro que o principal objetivo disso tudo é fazer com seja ampliada ainda mais a diferença entre suas principais rivais: General Motors, Ford e Volkswagen. Vale ressaltar que todas essas poderosas perderam participação no mercado. Entretanto, a manobra da montadora facilita e muito para a marca se manter com uma relativa folga na ponta com percentual de 21,3% de participação.
Vale chamar a atenção para outra questão: a implantação da nova unidade fabril em Goiana (PE). Por lá, a sua submarca Jeep irá predominar. As obras da fábrica já estão com uma conclusão de 90%. De quebra ainda terá o título, posto e seja lá mais do que for que a montadora quiser chamar de unidade mais avançada do grupo no mundo.
Com isso, fica estampando na cara o desejo da empresa de dar um importante passo para chegar até seu objetivo e se manter líder no nosso mercado.
O que a montadora vê são números. De acordo com alguns levantamentos feitos por ela mesma os dados apontam que em 20 anos o Brasil irá pular de 3,4 milhões de emplacamentos por ano para 7,5 milhões. Mercado crescendo e a Fiat se preparando.
Para tanto a Fiat planeja lançar até o final de 2016, ao menos é isso que os principais sites estão abordando com força, seis novos modelos. Já nos foi apresentado o Jeep Renegade. Entretanto, os outros cinco até o momento são apenas especulações. Dentre eles estariam o sedan Viaggio e os modelos luxuosos da linha Alfa Romeo.
Bom, é esperar para ver o que montadora anda preparando.
Por Denisson Soares
Fotos: Divulgação