Dicas para o pagamento do IPVA 2015 (MG)



As pessoas que moram em Minas Gerais e possuem veículos automotores têm um bom motivo para comemorar: para o exercício de 2015, o IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) no estado estará, em média 3,73% mais barato.

Os valores já podem ser consultados através do site da Secretaria da Fazenda do Estado de Minas Gerais, podendo ser acessado através desse link: http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/impostos/ipva/



Para quem optar por realizar o pagamento antecipado, poderá obter desconto de 3% sobre o valor total do IPVA 2015. Já para quem não tem condições de pagar à vista, o governo ainda oferece opção de parcelamento em até três vezes sem juros – porém, também sem desconto.

Veja também:  Honda City 2018 - Características, Especificações

As datas de vencimento da primeira parcela variam conforme o final da placa, sendo que a primeira data é do dia 19 de janeiro (para veículos com placa final 1), e a última data é para o dia 30 de janeiro (para veículos com placa final 0). As demais placas possuem vencimentos na sequência.

Para quem pagar o IPVA atrasado, o governo do estado cobra multa de 0,3% ao dia no primeiro mês. Para os meses subsequentes, o valor da multa vai para 20%, além de cobrança de juros.



Junto com o IPVA 2015, também é cobrada a taxa de licenciamento obrigatório, no valor de R$ 77,60, devendo ser quitada até o fim do mês de março de 2015.

Veja também:  FCA pretende lançar novo modelo de Picape em breve

Com o recolhimento do IPVA, o governo mineiro pretende arrecadar mais de R$ 3,8 bilhões, o que significa um aumento de 13,5% de arrecadação em relação ao ano anterior (2014). Isso porque a frota de veículos no estado de Minas Gerais aumentou em 6%.

Do total arrecado, o governo de MG distribui 40% para o município onde o veículo foi emplacado, 40% por Caixa Único do Estado, e o restante, 20%, vai para o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Por Felipe Villares

Foto: divulgação



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.