Dicas IPVA 2015 (SP)



Quem mora em São Paulo, e possui veículo usado, tem uma boa e uma má notícia. A notícia boa é que o IPVA 2015 deverá vir, em média, 4,2% mais barato em relação ao ano anterior (2014). A parte ruim é que essa queda do valor do IPVA se deve ao fato de os veículos usados estarem mais baratos para valor de mercado.

Para o exercício de 2014, o IPVA em São Paulo já teve uma queda de 5.16%.



O valor médio de 4,25% é calculado tirando uma média entre os impostos divididos em categorias de veículos (automóveis, utilitários, motocicletas, caminhões e ônibus).

Entre todas as categorias de veículos, os automóveis foram os que sofreram maior queda média, de 4,6%. No exercício anterior (2014), essa queda foi ainda maior, de 5,43%.

Veja também:  BMW iX3 - Lançamento do SUV Elétrico

Veja a tabela de quedas de porcentagem dividida entre as categorias:



– Ônibus e micro-ônibus: 2,2% (sendo que em 2014 essa queda foi de 2,03%);

– Motocicletas: 4,1% (em 2014, queda de 5,08%);

– Caminhões: 3,4% (no ano anterior, a queda foi de 4,66 por cento);

Tudo isso se deve ao fato de os veículos usados estarem ainda mais desvalorizados, causando essa queda no IPVA 2015. A desvalorização maior é entre os veículos mais novos – logo no primeiro ano de uso, a desvalorização fica entre 10% e 20%. A desvalorização continua no decorrer dos anos, porém em porcentagens menores.

Para quem pretende pagar o IPVA 2015 à vista, assim como nos anos anteriores, a Secretaria da Fazenda de São Paulo oferece desconto de 3% no valor total do IPVA.

Veja também:  Dodge Charger 2019 - Ficha Técnica, Novidades

Já para quem não tem condições de pagar à vista, ainda é possível parcelar o IPVA em 3 vezes sem juros, porém nesse caso não há nenhum tipo de desconto.

Para quem não sabe e quer calcular antecipadamente o valor do IPVA, é cobrado 4% do valor do veículo com base na Tabela Fipe atualizada.

Por Felipe Villares

Foto: divulgação



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.