Quem mora em São Paulo, e possui veículo usado, tem uma boa e uma má notícia. A notícia boa é que o IPVA 2015 deverá vir, em média, 4,2% mais barato em relação ao ano anterior (2014). A parte ruim é que essa queda do valor do IPVA se deve ao fato de os veículos usados estarem mais baratos para valor de mercado.
Para o exercício de 2014, o IPVA em São Paulo já teve uma queda de 5.16%.
O valor médio de 4,25% é calculado tirando uma média entre os impostos divididos em categorias de veículos (automóveis, utilitários, motocicletas, caminhões e ônibus).
Entre todas as categorias de veículos, os automóveis foram os que sofreram maior queda média, de 4,6%. No exercício anterior (2014), essa queda foi ainda maior, de 5,43%.
Veja a tabela de quedas de porcentagem dividida entre as categorias:
– Ônibus e micro-ônibus: 2,2% (sendo que em 2014 essa queda foi de 2,03%);
– Motocicletas: 4,1% (em 2014, queda de 5,08%);
– Caminhões: 3,4% (no ano anterior, a queda foi de 4,66 por cento);
Tudo isso se deve ao fato de os veículos usados estarem ainda mais desvalorizados, causando essa queda no IPVA 2015. A desvalorização maior é entre os veículos mais novos – logo no primeiro ano de uso, a desvalorização fica entre 10% e 20%. A desvalorização continua no decorrer dos anos, porém em porcentagens menores.
Para quem pretende pagar o IPVA 2015 à vista, assim como nos anos anteriores, a Secretaria da Fazenda de São Paulo oferece desconto de 3% no valor total do IPVA.
Já para quem não tem condições de pagar à vista, ainda é possível parcelar o IPVA em 3 vezes sem juros, porém nesse caso não há nenhum tipo de desconto.
Para quem não sabe e quer calcular antecipadamente o valor do IPVA, é cobrado 4% do valor do veículo com base na Tabela Fipe atualizada.
Por Felipe Villares
Foto: divulgação