Dicas IPVA 2015 Espírito Santo

  

Algumas pessoas imaginam ou não sabem para onde é destinado o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Este imposto não é aplicado apenas na melhoria de ruas e estradas. A arrecadação é dividida entre Estado e municípios, que investem os recursos em benefício da população; investimentos estes, voltados para a educação e saúde, de acordo com percentuais definidos por lei, beneficiando o interesse coletivo.

Através do pagamento do imposto, o cidadão contribui para o desenvolvimento do estado. Por isso, é importante quitar tal dívida, para que o Município tenha melhores condições de investimentos voltados ao interesse social.

Os proprietários de veículos licenciados no estado do Espírito Santo terão um desconto de 3,1% no valor do IPVA para o ano de 2015. Tal imposto pode ser pago de uma única vez ou parcelado em duas vezes.

Veja também:  Isenção na Compra de Carros para Deficientes

Para o proprietário de veículo licenciado no estado que optar pelo pagamento de conta única terá um desconto de 5% no valor. Para carros de passeios, a alíquota é de 2% sobre o valor do veículo e para os caminhões, ônibus e motos são de 1%.

É interessante que os proprietários mantenham os endereços atualizados junto ao Departamento Nacional de Trânsito (DETRAN) para recebimento de correspondências, pois, o boleto será enviado ao endereço que consta no cadastro do órgão.  

O recolhimento pode ser feito nas agências do Banestes/Banesfácil, Banco do Brasil, Bradesco, Bancoob/Sicoob, Caixa Econômica Federal e casas lotéricas.




Em casos de extravio ou não recebimento do documento, o proprietário do veículo pode tirar  a segunda via no site do DETRAN, nas Agências da Receita Estadual ou nas Circunscrições Regionais de Trânsito (CIRETRANs).

Veja também:  Fiat Fiorino 2018 - Preço, Novidades, Ficha Técnica

Vale ressaltar que, os pagamentos relacionados ao IPVA de caminhões, ônibus e micro-ônibus deverão ser quitados entre os meses de março e agosto. Para automóveis, caminhonetas, motos e utilitários serão referentes aos meses de abril e junho.

Por Railson Tomás de Araújo Lopes

Foto: divulgação






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.