Sistema de compartilhamento de carros elétricos será testado em Recife (PE)



A solução empregada por alguns países desenvolvidos para diminuição de gases poluentes chegará ao Brasil, ainda este ano, mais exatamente em Recife. Conhecido internacionalmente como carsharing, que se constitui num sistema de compartilhamento de carros elétricos por meio do aluguel do veículo, o consumidor pode utilizar o automóvel.

Esse tipo de serviço tem como objetivos a redução da emissão de poluentes, assim como a diminuição de veículos nas ruas, sendo muitas vezes uma alternativa ao transporte individual, mais cômoda e utilizada somente no seu essencial.



Em Recife, o usuário poderá utilizar o serviço valendo-se de um aplicativo em seu telefone. Cabe destacar que o presente carro, segundo informações da internet, leva 6 horas para ser carregado e consegue andar 120 quilômetros de distância com essa carga. O funcionamento do sistema é parecido com o já conhecido compartilhamento de bicicletas, onde se paga um veículo num terminal e devolve em outro.

Segundo informações do site G1, nesse momento de implantação, somente 20 pessoas poderão utilizar o sistema, pois é uma fase de teste. Também, nessa fase inicial, haverá somente três carros e três estações disponíveis no município.



Para utilizar o carro, o usuário deverá acessar o aplicativo, Porto Levee, acessar a opção carsharing, e o mesmo abrirá as informações das estações disponíveis, e assim escolher a estação que deseja, verificando a disponibilidade do veículo, e também deverá apontar, nesse momento, qual a estação de destino.

O projeto instalado em Recife tem financiamento do Ministério da Ciência e Tecnologia e também da Serttel com custo estimado de R$ 500.000,00, utilizados no desenvolvimento do mesmo.

Para ser um usuário, o cidadão deverá necessariamente ser maior de 18 anos, possuir CNH, cartão de crédito e celular com plataforma que permita a instalação do aplicativo. Neste entrecho, cumpre-nos lembrar que o carro elétrico é considerado um automóvel e, portanto, está sujeito a legislação de trânsito, onde as infrações podem geral multas ao condutor.

Para mais informações acesse www.portoleve.org.

Por Thiago José Fernandes

Carros el?tricos compartilhados

Carros el?tricos compartilhados

Fotos: Divulgação

Leia também:  Fiat Strada 2015 - Preços das novas versões que serão vendidas no Brasil

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.