Uso indevido do celular no trânsito está caindo

  

A média por uso indevido do celular ao volante caiu em 20% na capital paulista desde 2010, um número muito significativo, pois de 39.400 casos por mês, a média caiu para 31.500. Mas isso não mostra necessariamente uma melhora na educação dos paulistanos ou algo do tipo, o motivo para a diminuição das multas pode estar na evolução da tecnologia.

Em recente pesquisa, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia apontou que 84% dos motoristas das suas maiores cidades do Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro), admitem o uso do celular enquanto dirigem e 100%  sabem que isso é uma distração e que pode aumentar o risco de acidentes, além de ser uma infração prevista no código de trânsito (quatro pontos na CNH e multa de R$ 85,13).

Veja também:  Multas para Ciclistas e Pedestres

Mas como a tecnologia interferiu? Com a chegada dos celulares inteligentes, os smartphones, os aparelhos ficam mais fáceis de serem escondidos dentro do carro, agora o motorista não precisa grudar o celular ao ouvido para utilizar, ele pode ficar no colo ou em algum suporte que dificulta a visualização do aparelho de fora do carro. Essa vantagem traz uma segurança para os motoristas que sempre que podem visualizar suas mensagens e redes sociais.

Se entre 2005 e 2010, o número de multas por uso indevido do celular subiu em 245%, desde então, o número vem recuando, curiosamente no mesmo período em que os smartphones viraram febre no Brasil, principalmente com as duas grandes marcas Apple e Samsung, que nos últimos 4 anos lançaram sete novos produtos em suas linhas de prestígio (iPhone e Galaxy).

Veja também:  CNH Digital - Aplicativo oferece Versão de Demonstração

A Polícia Rodoviária Federal afirma que mantém “patrulhamento ostensivo e em pontos estratégicos” em rodovias federais de todo o Brasil, desde janeiro a PRF aplicou 21.295 multas desse tipo.




O advento dos smartphones também traz benefícios para o trânsito, como os aplicativos de GPS que ajudam os motoristas com sua localização. A nova tecnologia traz males e benefícios, resta as autoridades achar uma maneira de tentar controlar o uso excessivo e indevido deles para a segurança de todos.

Por Tom Vitor de Freitas

Dirigindo com celular

Foto: Divulgação






Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.