Queda nas vendas de veículos novos em novembro de 2014




Após dois meses consecutivos em alta e mesmo com o setor oferecendo uma ampla variedade de promoções e condições de pagamento, a comercialização de veículos novos no país apresentou uma desaceleração neste último mês de novembro.

Ao todo mais de 294 mil unidades foram vendidas no mês, sendo esta marca 4% menor do que a obtida no mês de outubro. Já em comparação ao mês de novembro do ano passado, esta queda nas vendas chega a 2,7%.


Esse baixo desempenho apresentado no mercado de automóveis novos foi atribuído a uma quantidade menor de dias úteis neste mês de novembro (3 dias), em relação a outubro. Comparando o fluxo de venda nos dois meses, enquanto por dia 14.734 carros novos foram comercializados em novembro, no mês de outubro foram apenas 13.343 veículos zero. Em relação ao mesmo período do ano passado, a queda foi mais acentuada, pois neste mesmo período, as vendas diárias chegaram as 15.148 novas unidades.

Veja também:  Toyota Yaris 2019 - Resultado do Teste de Segurança da Global NCAP

Fazendo uma comparação com o ano de 2013, até o momento foram vendidos 3,128 milhões de veículos novos, um resultado 8,3% menor que no mesmo período do ano anterior.

As principais montadoras do país esperam que o mercado se aqueça novamente neste mês de dezembro, devido ao pagamento da segunda parcela do 13º salário para os trabalhadores e também devido ao adiantamento da intenção de compras dos consumidores, já que foi anunciado para janeiro ao aumento de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) nos carros com motores até 2.0.


Segundo Paulo Roberto Garbossa, consultor da ADK – Automotive Business, o mercado vem melhorando e esta melhora se deve ao fato de haver mais crédito disponível na praça para o consumidor. Paulo acredita num aumento nas vendas neste mês de dezembro, mas não o bastante para suprir as perdas acumuladas durante todo este ano. Em relação ao ano passado, ele estima ainda que a queda nas vendas fique entre 6% e 7% menor.

Veja também:  Audi Q8 2019 - Lançamento, Características

Para o consultor, as promoções para alavancar as vendas neste mês devem continuar, pois os pátios das montadoras estão abarrotados com cerca de 400 mil carros novos em estoque.

Por André F.C.

Vendas de carros novos

Foto: Divulgação

Relacionados



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.