Em 1993, todos ficavam eufóricos com os aquecimentos dos pneus e motores. Já na sexta-feira se programava para assistir os inícios dos treinos. No sábado, todos davam uma espiadinha na televisão, porque era real a expectativa de termos uma pole position. Era emocionante, pois tínhamos um ídolo: Ayrton Senna. Ele corria com paixão e trazia alegria aos brasileiros. Não eram apenas as vitórias, mas sim a confiança que ele transmitia com o olhar, o modo como ele segurava a bandeira nacional. Transmitia mais que a imagem de um esportista vencedor, mas um patriota, que mostrava através do esporte que podíamos vencer.
O brasileiro tinha na Fórmula 1 a mesma paixão que pelo futebol. Tínhamos um ídolo. Os domingos, durante a temporada, eram mais alegres. As TVs de todas as casas estavam ligadas no canal que transmitia as corridas. A Fórmula 1 estava no coração dos brasileiros.
Hoje? Rubinho? Sempre o número 2. Freia para entregar uma corrida. Como os brasileiros queriam que aquela ordem fosse ignorada e ele acelerasse e subisse ao pódio e gritasse: Eu venci! Mas não, o dinheiro falou mais alto. Rebelou-se depois, mas outros pilotos o faziam comer poeira, mostrando que sua chance havia passado. Felipe Massa? Conseguiu bons resultados nas últimas corridas, mas continua a ser uma incógnita. As vitórias? Nada que empolgasse demais. Não tem ainda o carisma necessário, embora tenha amadurecido muito e tem mostrado que tem vontade de ser um campeão, de ser admirado, pois é isso que falta: alguém a admirar.
Vamos aguardar a próxima temporada, e logo no início saberemos se vamos voltar a ter um motivo para assistir e torcer novamente pela Fórmula 1, porque a cada temporada temos que escolher um ídolo estrangeiro para quem torcer. E isso não faz parte da história do automobilismo nacional. Temos nomes fortes, de peso. Tudo bem que era no passado, mas ainda temos a esperança de ter novas alegrias no futuro.
Por Luciana Viturino
Fotos: Divulgação
Um Desafio de Resistência para a Ram Rampage R/T A Ram decidiu colocar à prova… Leia Mais
Introdução ao Mundo do Jeep Recon EV O mundo automotivo está prestes a presenciar um… Leia Mais
Inovação em Duas Rodas: BMW C 400 X Chega ao Brasil A chegada da BMW… Leia Mais
O Jeep Renegade 2024 é um SUV que combina um design robusto e elegante com… Leia Mais
O VW T-Cross 2024, um dos SUVs mais vendidos do Brasil, chega ao mercado com… Leia Mais
A Toyota traz uma nova abordagem para o Land Cruiser 2024, com um design que… Leia Mais