Fábrica Anchieta da Volkswagen completou 55 anos e irá produzir o novo Jetta



Trata-se da fábrica mais antiga da Volkswagen fora da Alemanha e fica localizada na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo. A unidade Anchieta foi inaugurada no dia 18 de novembro de 1959 e hoje, após 55 anos, já produziu mais de 13 milhões de automóveis. Nela foram produzidos Fuscas, Gols, Saveiros e outros modelos da marca e agora recebe atualizações para fabricar o novo Jetta, ainda do primeiro semestre de 2015.

Ao todo, as quatro fábricas do VW no Brasil produzem mais de 21 milhões de veículos anualmente. As outras três são as unidades de Taubaté – SP, inaugurada em janeiro de 1976, São Carlos – SP de 1996 e São José dos Pinhais, cuja inauguração foi em 1999. Os modelos saem daqui para diversos países além do Brasil, sendo de grande importância para o negócio da empresa na América Latina.

Veja também:  Recall Chevrolet Tracker - Problema na Suspensão


Segundo o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall: “Anchieta inicia uma importante etapa de globalização tecnológica com a chegada do modelo”, afirmando sobre a produção do novo Jetta na unidade.

“A Anchieta já tem se preparado para essa nova fase com a modernização de suas linhas. Um exemplo é o setor de armação da Saveiro, finalizado em 2013, que recebeu investimentos de R$ 300 milhões”, disse Otto Joos, vice-presidente de operações da Vw do Brasil.



A fábrica está localizada no quilômetro 23,5 da Via Anchieta, apresentando uma área total de 1,6 milhão de m², sendo 970 mil m² de área construída. Atualmente, ela emprega mais 13,6 mil empregados, responsáveis por produzir o Gol, Polo e a linha Saveiro.

Veja também:  Análise Novo Renault Sandero CVT 2020

Os modelos fabricados na Anchieta abastecem o mercado nacional e ainda são exportados para diferentes países. Do início do ano até outubro, mais de 36 mil unidades (em sua maioria Gol) foram exportadas para Argentina, Paraguai, Guatemala, Honduras, Bolívia, Chile, Colômbia, México, Panamá, Peru e Uruguai. Nos anos 2013 e início de 2014 ela também exportou 176 unidades da Kombi Last Edition para países da Ásia, Europa e Oceania.

Por Robson Quirino de Moraes

F?brica Anchieta

Novo Jetta 2015

Foto: Divulgação

Inserir um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.