Mercado de carros esportivos pode não se recuperar da crise mundial

Mesmo com todos os “itens” para se saírem bem no mercado os esportivos não estão com a “bola toda”. De acordo com a BMW, que a título de curiosidade é marca líder em carros de luxo, o segmento específico dos carros esportivos traz uma grande probabilidade de talvez nunca ter novamente o mesmo nível que já chegou a atingir antes da crise econômica mundial que abalou grandes nações no final da última década.

A montadora ainda faz outra análise tomando como base o cenário atual. Ian Robertson, diretor responsável da marca, afirma que atualmente o mercado de automóveis esportivos é, sendo otimista, metade do que era. Robertson também cita o fato do setor ter entrado em colapso após o ano de 2008. Ele ainda expressa suas expectativas de mercado ao manifestar sua dúvida se chegará o dia em que o esse mercado irá se recuperar. Todas essas visões foram abordadas pelo diretor em uma entrevista para agência de notícias Bloomberg.

Ainda segundo as informações constantes na reportagem, tanto na América do Norte quanto na Europa, os veículos esportivos acabaram perdendo espaço para crossovers compactos e SUVs.

Na China, um dos mercados que tem atraído muitos olhares nos últimos tempos, entre os clientes de maior poder aquisitivo os esportivos estão em baixa segundo Ian. Isso proporcionado por diversos fatores como a poluição, o calor e ainda a crescente demanda de carros com motoristas.

A Bloomberg ainda aponta números interessantes tomando como base um levantamento feito pela empresa de consultoria IHS Automotive. De acordo com a agência somando-se as vendas dos esportivos BMW Z4, Mercedes-Benz SLK e Audi TT chega-se ao número de 114 mil unidades no ano de 2007. Já em 2010 esse número teve uma queda de 45%.

Robertson chama a atenção para um ponto que considera fundamental: o fato de a montadora manter o encantamento sobre o consumidor. Talvez por considerar esse ponto importante a BMW fechou no ano passado uma parceria com outra montadora: a Toyota. O objetivo é fazer com que os custos no desenvolvimento de modelos esportivos médios caiam um pouco dentre outros aspectos.

Por Denisson Soares

BMW Z4

Foto: Divulgação

perfil

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *