Pode-se dizer que em comparação com as suas principais rivais diretas como a Mercedes, a Land Rover e a Audi, a BMW tem tido certa vantagem no que diz respeito à categoria de montadoras que possuem unidades fabris em território brasileiro. A marca de origem alemã tem novidades em sua linha de produção. Na última segunda-feira, dia 10 de novembro, a marca terminou a montagem do seu modelo de número dois a ser produzido no Brasil. Estamos tratando aqui do X1.
O novo crossover nacional da BMW teve sua primeira unidade produzida na fábrica da empresa situada na cidade de Araquari, em Santa Cantarina.
Vale lembrar de que a unidade brasileira da montadora não é velha. Ela foi inaugurada somente há algumas semanas. O estreante da fábrica foi o sedan Série 3 que chega ao mercado com motor flex.
De acordo com as informações da montadora a referida unidade tem uma capacidade para garantir a produção de até 32 mil carros ao ano. Além dos modelos que apontamos acima ainda existe a informação de que a unidade ainda servirá para a fabricação do Mini Countryman e do SUV X3. Ainda segundo os planejamentos feitos pela marca a unidade deverá estar operando totalmente até o final do próximo ano. Época em que a área de soldagem e de pintura deverá ser concluída.
Seguindo o exemplo do 320i, o modelo X1 também terá um motor ActiveFlex. O bloco em questão combina o turbo com a vantagem de se usar a gasolina ou o etanol. No caso do mercado nacional (ou das versões nacionais) a informação é de que deverão aparecer as seguintes: X1sDrive20i GP Teto, X1sDrive20i GP e X1sDrive20i. O motor 2.0 litros tem potencial para gerar 184 cavalos fazendo uso dos dois tipos de combustível. Além disso, ainda há o sistema Start-Stop (transmissão automática de oito velocidades).
Outro fato interessante, mas que, até o momento são rumores, é de que ainda deverão ser fabricados aqui os modelos com tração dianteira. Os inéditos que tiveram sua origem basicamente na minivan Active Tourer.
Por Denisson Soares
Fotos: Divulgação