Cuidados com o carro depois de viajar para a praia





Fim de ano chegando, malas prontas e pé na estrada. Tudo parece ótimo, a revisão do carro está em dia, a viagem ocorre conforme planejado… e na volta como cuidar do seu carro?

Quem viaja para praia deve ter alguns cuidados adicionais, já que a maresia é uma vilã para as peças do seu veículo. A maresia pode estragar vários componentes, mas com os cuidados certos tem como prevenir esse desgaste sem atrapalhar as férias na praia.




Uma boa limpeza depois do passeio é fundamental, lave o carro assim que voltar de viagem, se possível no mesmo dia que retornar da praia, se não for possível, faça a limpeza assim que der, mas não espere passar muito tempo. Isso garante que o sal que ficou acumulado na lataria não estrague a pintura e as peças não oxidem.

Mas então, você deve estar se perguntado, quem mora no litoral, faz como? O ideal é lavar o veículo toda semana, mesmo que ele não aparente estar sujo, devemos limpar as sujeiras que não vemos também. Além disso, um polimento uma vez por mês ajuda a proteger ainda mais a carroceria da maresia. A parte de baixo do veículo muitas vezes pode estar sendo desgastada pela maresia sem  nem mesmo ser percebida pelo condutor.


Veja também:  Qual a Tolerância do Radar de Velocidade?

A maresia provoca corrosão nas peças metálicas. A maresia é uma névoa salgada e úmida proveniente do mar, que paira sobre tudo que estiver por perto, uma vez tendo objetos expostos à maresia o processo de ferrugem já inicia. As peças mais prejudicadas são o estabilizador, a suspensão e todas as peças que contêm partes compostas por ferro. O escapamento pode apodrecer e o amortecedor do carro também pode sofrer sérios danos.  Nos veículos mais antigos, até mesmo o motor pode ser prejudicado, além do câmbio, rodas e pneus.

Portanto, não se esqueçam, foi para a praia? Lave o carro e seguida, e boas férias.

Por Vivian Schetini

 

Carro na praia

Foto: Divulgação



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.