Dicas de manutenção do tanque de combustível





Existem muitas dúvidas sobre a maneira correta de fazer a manutenção dos veículos, o que limpar, quando limpar. Uma delas é em relação ao tanque de combustível. Você já se perguntou se devemos ter algum cuidado especial com esse item? Pois saibam que devemos limpá-lo somente em casos muito extremos.

Muitas vezes se quer observamos o tanque, no momento da manutenção nem é uma prática obrigatória atualmente. Sim, antigamente era.


Há cerca de uns quinze anos, a vistoria era indicada por algumas montadoras, e frequentemente pelos mecânicos, até mesmo pelo alto índice de combustível adulterado.

Antes era recomendado que o tanque fosse lavado periodicamente com o intuito de evitar sujeira acumulada o que poderia danificar peças como a bomba de combustível e o filtro de gasolina, mas atualmente este procedimento não mais pertence a lista de prioridades da lista das dicas de manutenção, até mesmo por que a maioria dos veículo são fez o que ajuda em parte caso o combustível seja “batizado".

Veja também:  Mercedes-Benz Classe A 2019 - Lançamento, Características

Hoje em dia, usando um combustível de boa não há necessidade de fazer a limpeza do tanque. Ainda hoje, em alguns modelos antigos, recomendasse, já que  algumas partes do tanque são de metal e por isso podem se desprender dentro do recipiente por causa da oxidação, o que pode causar  entupimento do filtro de combustível. Nos novos modelos, as peças usadas são mais adequadas, os novos materiais usados na produção do recipiente garantem menos falhas.


Agora, se você utilizar gasolina de má qualidade, de procedência duvidosa, e melhor ficar atento. Se perceber que a marcha lenta está muito irregular, por exemplo,  ou engasgos do motor na hora de uma aceleração, significa que a bomba ou o filtro de combustível foram afetados, com a sujeira presente nesse combustível. Aí sim, se isso acontecer é preciso lavar o taque.

Veja também:  Volkswagen Jetta 2019 - Características, Novidades

Mas lembre-se, procure ajuda profissional para tal, já que a peça deve ser removida, tarefa nada fácil.

Por Vivian Schetini

Tanque de combust?vel

Foto: Divulgação



Inserir um comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.