Crise no mercado automobilístico do Brasil

A crise financeira que o mercado automobilístico está passando já revela prejuízo para muitas montadoras. Como exemplo, a Ford obteve em torno de US$ 975 milhões de prejuízos nas transações comerciais em toda a América do Sul. Inclusive, o Brasil que apresenta fraqueza na economia, pois a alta variação cambial existente permite gerar maior índice de perdas em diversos negócios.

A Ford revela também a queda da importação da Argentina e a baixa produção na Venezuela. Porém, mesmo que a faixa de lucro da Ford tenha caído em torno de 4,4%, ainda é considerado pela “Wall Street” um número considerável de que o negocio não esteja tão ruim para a montadora. 

A Ford não alcançou a meta de lucros almejada aqui, mas ainda mantém um lucro considerável de US$ 835 milhões em aproximadamente cada trimestre. Só que para a empresa automobilística ter uma perda de 31% a cada três meses, afeta a criação de novos investimentos, como é o caso na Europa e também na América do Sul, regiões onde o prejuízo foi constatado.  Como também aumenta as possibilidades de investimento na América do Norte e Ásia, locais onde não deixou a empresa ficar totalmente no prejuízo. 

O mercado brasileiro anseia por novas propostas que possam melhorar o setor automobilístico, pois é o que a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) está aguardando com as novas oportunidades de parceria entre Brasil e Colômbia. Esse acordo está previsto para ser aprovado em novembro de 2014.

No Brasil, a taxa de câmbio está provocando muitos prejuízos, ou seja, está inibindo o crescimento do mercado de venda de veículos, que é considerado de grande importância para o desenvolvimento da economia do país, onde a importação de veículo é mais favorável do que as exportações.

Nesta perspectiva, a venda de veículos diminui, mas não para. As marcas que tiveram mais saídas foram a Fiat, Chevrolet, Volkswagen. A Ford ficou na quarta posição no ranking registrado no mês de setembro de 2014.

Portanto, é preciso torcer que a taxa de câmbio comece a melhorar no Brasil, assim o mercado de importação possa oferecer novas oportunidades de compra de veículos com boas condições de pagamento para todos. Como também aumentar as expectativas de produção no Brasil, que contribui para o crescimento da economia do país.

Por Jaqueline Mendes

Foto: Divulgação

Compartilhe

Posts Recentes

Ram Rampage R/T: Potência e Resistência na Corrida de 24 Horas

Um Desafio de Resistência para a Ram Rampage R/T A Ram decidiu colocar à prova… Leia Mais

Jeep Recon EV: revolução elétrica no asfalto e na trilha

Introdução ao Mundo do Jeep Recon EV O mundo automotivo está prestes a presenciar um… Leia Mais

BMW C 400 X: tecnologia e estilo nas ruas brasileiras

Inovação em Duas Rodas: BMW C 400 X Chega ao Brasil A chegada da BMW… Leia Mais

Jeep Renegade 2024: análise profunda de Desempenho e Design

O Jeep Renegade 2024 é um SUV que combina um design robusto e elegante com… Leia Mais

VW T-Cross 2024: inovação e eficiência em SUV Compacto

O VW T-Cross 2024, um dos SUVs mais vendidos do Brasil, chega ao mercado com… Leia Mais

Toyota Land Cruiser 2024: reinvenção do ícone Off-Road

A Toyota traz uma nova abordagem para o Land Cruiser 2024, com um design que… Leia Mais